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    Quem é o jovem empreendedor que estuda Ontopsicologia

    Existe um jovem que se evidencia através do estudo da Ontopsicologia e que vem obtendo resultados. Este artigo é produto da pesquisa realizada com 20 jovens empreendedores que fazem sua formação pessoal e profissional utilizando os instrumentos da escola ontopsicológica. A metodologia escolhida para o objetivo da pesquisa foi um questionário elaborado com fins exclusivos a esta. Os resultados mostram que estes jovens têm maturidade, autonomia, autoconhecimento e ocupam cargos de liderança em sua área de atuação. Conclui-se que para os sujeitos pesquisados, a vigilância do miricismo cotidiano através de um coerente estilo de vida é um ponto discriminante no alcance de seus objetivos pessoais e profissionais.

    UBATUBA, E. E. ; MENDES, A. M. M. Quem é o jovem empreendedor que estuda Ontopsicologia. Saber Humano, Recanto Maestro, v. 5, n. 7, p. 7-27, jul./dez. 2015.


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    O Papel Do Líder Na Construção De Uma Cultura Organizacional

    O tema do presente artigo consiste em estudar o papel do Líder na construção de uma Cultura Organizacional que seja funcional ao escopo econômico da organização. O objetivo da pesquisa é determinar de que forma o Líder pode construir uma Cultura Organizacional que fortaleça a identidade e propicie aos seus membros oportunidade de crescimento. O método utilizado foi o indutivo por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado da pesquisa concluiu-se que o uso das 15 fenomenologias do Em Si ôntico como valores instrumentais que direcionam e dirigem as ações, produz identidade e evolução ao Líder e à Cultura Organizacional construída por ele. 

    LEONARDI, J. C. ; BARBIERI, J. B. P. O papel do líder na construção de uma cultura organizacional. Saber Humano, Recanto Maestro, v. 4, n. 5, 2014.


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    Uma alternativa para a formação de mediadores judiciais centrada na figura do próprio mediador

    O presente artigo parte da experiência realizada na formação de mediadores judiciais do Centro de Resolução Não Adversarial de Conflitos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, e tem como objetivo prover um exemplo prático e universal de gestão pública, no âmbito do Poder Judiciário, coerente com a mudança a que esse órgão se propõe quando investe recursos para oferecer à sociedade a possibilidade de utilizar o processo de mediação para a solução de controvérsias. A partir da constatação, no tirocínio prático, de que a ocorrência do sucesso no processo de mediação não é devida apenas ao uso adequado e preciso da técnica, são apresentados argumentos que fundamentam a necessidade de uma nova abordagem no que tange ao treinamento de mediadores nos tribunais de justiça brasileiros. Como referência, foi utilizada a ciência ontopsicológica, que permitiu estabelecer os critérios de suporte à formação diferenciada dos mediadores judiciais do TJDFT. Os resultados desta formação foram aferidos por meio das avaliações dos participantes, tanto no decurso da formação, como na sua finalização, já que a cada módulo a área de Recursos Humanos da instituição promotora aplicava um questionário para colher a percepção dos alunos quanto ao aproveitamento obtido, aos quais os docentes, também autores deste trabalho, tinham pleno acesso. Na conclusão, é apresentada a relevância de tal iniciativa por parte do TJDFT, que inclusive liderou a realização do I Congresso Brasileiro de Mediação Judicial no mês de março de 2008, em seguida ao término da experiência de formação apresentada neste artigo.

    BARBIERI, J. B. P. ; GIRADE, M. Uma alternativa para a formação de mediadores judiciais centrada na figura do próprio mediador. Filosofia do direito e intersubjetividade , Itajaí, v. 3, n. 1, 2011.


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    Ontopsicologia e Medicina: estudo de casos clínicos como índice da necessidade de revisão da etiologia e intervenção nefrológica.

    Este trabalho é a descrição dos primeiros passos de uma pesquisa clínica em âmbito nefrológico, desenvolvida no Brasil por meio da cooperação de pesquisadores da Medicina e da Ontopsicologia. Nesse sentido, pode servir como índice da necessidade de retomar o discurso husserliano também no âmbito médico. Husserl defende a ideia que as ciências devem superar essencialmente dois pré-juízos: 1) aquele que se refere às ideias de outros pesquisadores – de fato, grande parte do trabalho conduzido pelos cientistas resulta do usufruto dos resultados atingidos por outros cientistas, e não de intuições diretas próprias – e 2) o preconceito dos fatos, para que não reste prisioneira dos métodos indiretos de matematização e simbolização. Há aqui um campo infinito de pesquisas a realizar, uma ciência de novo tipo, a qual, não obstante não se limite aos métodos indiretos e de matematização e simbolização, pode chegar a conhecimentos autenticamente rigorosas. A Ontopsicologia é justamente esta “ciência de novo gênero” que Husserl havia auspiciado na sua “Crise”.

    Azevedo, E.; Pozza, R. Ontopsicologia e Medicina: estudo de casos clínicos como índice da necessidade de revisão da etiologia e intervenção nefrológica. Ontopsicologia, Recanto Maestro.

     


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    O Nascimento do Eu na Psicoterapia de Autenticação

    A temática desta investigação nasce da problematização de como contribuir para  o nascimento de uma consciência autêntica do homem. Por autenticidade entendemos a identidade conforme o projeto individual de natureza, ou seja, ser, saber e fazer aquilo que se é. Este artigo apresenta parte do percurso teórico de Antonio Meneghetti ao cunhar o conceito de nascimento do Eu, enquadrando o assunto especificamente no contexto psicoterapêutico. A psicoterapia de autenticação é um dos instrumentos de intervenção da escola ontopsicológica, o qual consente o desaparecimento do sintoma e a evolução do sujeito, abrindo a novidade de discurso ao nascimento do Eu. Será exposto o conceito e definição de Eu, como se dá a sua constituição inicial, o seu desenvolvimento, a formação do complexo e a fundamental problemática do Eu autêntico versus Eu fictício. Ao final, é apresentada a solução através da psicoterapia de autenticação, acrescentando a importância da exatidão do pesquisador e da ciência, e seu resultado último, ou seja, o nascimento do Eu. 

    OLIVEIRA, L. B. ; BARBIERI, J. B. P. O nascimento do Eu na Psicoterapia de Autenticação. Saber Humano, Recanto Maestro, v. 4, n. 5, 2014.


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    Consultoria Como Uma Prática De Transformação: Uma Análise Da Aplicação Do Modelo Ontopsicológico Em Empresas Brasileiras

    Esta pesquisa tem como objetivo investigar os resultados da aplicação do modelo ontopsicológico de consultoria de negócios em organizações nacionais através do estudo de casos múltiplos com capital 100% brasileiro. Para atingir o objetivo foi feito uma pesquisa qualitativa-exploratória. As pessoas que responderam à entrevista semiestruturada foram selecionados de acordo com a conveniência, uma vez que dependia do consentimento de ambos, empresário e consultor, que usam o modelo de consultoria ontopsicológica. Entre os resultados apresentados, destacam-se os econômicos, individuais, de gestão e dinâmica de negócios. As entrevistas nos permitiram chegar mais perto de uma compreensão do tipo de impacto causado pelo modelo de consultoria ontopsicológica em três organizações brasileiras e nos leva a perceber que os resultados, em todas elas, foram satisfatoriamente alcançados.

    BAZZO, P. S. ; RIBAS, F. T. ; PEREIRA, B. A. D. Consultoria como uma prática de transformação: uma análise da aplicação do modelo Ontopsicológico nas empresas brasileiras. Revista brasileira de gestão e inovação, v. 1, n. 3, maio/agosto, 2014.


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    Educação estética e processos de ensinar e aprender na formação continuada de professores em música

    A música como campo de prática e de conhecimento possui importância na formação humana, pois de modo dialético age e permite ao ser humano agir com as atividades musicais nas dimensões ética, estética e cognitiva da vida, uma vez que requer ação integrada entre pensamento, cognição, percepção e estética. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação como implementação, intervenção e avaliação de um curso de formação continuada na área da música. O objetivo do curso é capacitar os participantes visando desenvolver e aprimorar seu conhecimento musical. Ao trabalhar com uma proposta de formação profissional continuada de professores, que integra de forma sólida os aspectos da percepção, teoria e prática no próprio educador, este poderá trabalhar com propriedade de conhecimento primeiramente em si mesmo e auxiliar seus alunos na formação musical, inovando e (re)criando a prática pedagógica cotidiana nas escolas. 

    WAZLAWICK, P. ; PORTELA, V. E. ; CARVALHO, G. B. ; SCHUTEL, S. Educação estética e processo de ensinar e aprender na formação continuada de professores em música. Abem, Londrina, v. 21, n. 30, p. 77-90, jan./jun. 2013


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    A tomada de decisão diante da racionalidade limitada: revisão da literatura

    O estudo da tomada de decisão tem uma longa história que abrange uma variedade de perspectivas e posições filosóficas, em meio a muita controvérsia. No desenvolvimento das abordagens descritivas, aproximou-se de como decisões são tomadas, a partir de diferentes perspectivas, com ênfase no comportamento humano, no desempenho organizacional etc. O presente trabalho, de cunho expositivo, baseia-se na premissa de que para entender “completamente” e melhorar a tomada de decisão, os processos cognitivos subjacentes ao decisor devem ser examinados. Diante desta perspectiva da centralidade, ou no mínimo da relevância, do processamento de informações por humanos, e da ausência de literatura nacional que cumpra este papel, e da dispersão da mesma em textos internacionais, este artigo faz uma revisão da literatura e apresenta uma síntese dos quadros teóricos que lidam com o objeto diante da ideia da racionalidade limitada. A saber: heurísticas e vieses, heurísticas rápidas e frugais, processamento dual, modelos cognitivos, framing e sensemaking.
     

    SPIEGEL, T. ; CAULLIRAUX, H. M. A tomada de decisão diante da racionalidade limitada: revisão da literatura. Ciência & cognição, v. 18, n. 2, p. 186-207, 2013.


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    Valores Humanistas Na Publicidade Voltada Ao Público Jovem a Partir Dos Conceitos Da Ontopsicologia

    Este artigo apresenta a utilização dos valores humanistas, sob a perspectiva da teoria ontopsicológica, na comunicação publicitária com o foco no público jovem. O trabalho realiza a comparação entre um vídeo publicitário elaborado com tais valores e um vídeo publicitário realizado pela MTV Brasil. Além disso, apresenta as relações entre o uso das imagens, os valores propagados na comunicação publicitária e a influência na formação da personalidade e no comportamento dos jovens, bem como as correlações entre a comunicação publicitária voltada ao público jovem e o consumismo da sociedade atual. O estudo faz parte da tese de Especialização em Ontopsicologia Social, defendida em junho de 2012, na Cátedra de Ontopsicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia. 

    MIRANDA, C. S. Valores humanistas na publicidade voltada ao público jovem a partir dos conceitos da Ontopsicologia. Inovcom, v. 3, n. 1, set. 2012.


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    Proposta de Ferramenta de Correlação entre Perfil de Liderança e Desempenho Profissional

    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o intuito de estabelecer uma correlação entre liderança e performance. O objetivo da pesquisa foi discriminar e estabelecer correlações entre as diferenças de perfis de liderança e desempenho, segundo visão de Meneghetti (2007). A perspectiva elaborada pelo autor implica no saber servir com eficiência de resultado para si e para os demais. Em sendo assim, o líder é o máximo produtor de valores para o contexto em que está inserido. A pesquisa exploratória foi realizada nos anos de 2006 a 2008 em uma empresa líder de mercado em TI, com 32 lideranças, dentre elas os administradores, os principais gerentes e os proprietários. Foram aplicados diferentes instrumentos de coleta de dados: a) questionário biográfico - constituído por 17 questões objetivas; b) questionário de liderança com 14 questões objetivas – aplicadas ao líder e aos colaboradores do mesmo naquele setor; c) questionário de indicadores de desempenho técnico de cada setor – gerado por meio do mapeamento das competências gerenciais de cada setor comercial, técnica e de suporte. A novidade da pesquisa reside na construção de uma ferramenta que possibilite a distinção de diferentes performances de liderança. Os resultados obtidos apontam a correlação direta entre: a) alto nível de liderança e alta performance no trabalho; b) baixo nível de liderança e baixa performance no trabalho; c) Análise dos casos onde esta relação não foi direta, mas inversa.

    LACERDA, W. S. ; GIORDANI, E. M. ; BAZZO, P. S. ; SCHUTEL, S. Proposta de ferramenta de correlação entre perfil de liderança e desempenho profissional. Innovare, n. 9, jan./jul. 2010.


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    Conquista da autonomia integral, em mulheres, através de projeto social e instrumento de training sociopsicológico

    Este artigo objetiva a apresentação do Projeto Social Mulher do Milênio e dos resultados atingidos ao longo dos mais de dez anos de sua existência, os quais se deram através de eventos de formação dirigidos exclusivamente a mulheres, mirando sua preparação ao ingresso e atuação no novo milênio, com uma consciência que discute e problematiza estereótipos e propõe modos de ser, pensar e agir coerentes com sua identidade. Tudo isso através de um suporte teórico e vivencial que visou torná-las aptas à conquista de uma autonomia integral. Neste sentido, este projeto também está alinhado e contribui para o alcance do 3º Objetivo de Desenvolvimento do Milênio – Autonomia da Mulher e Igualdade de Gêneros, promulgado pela ONU no ano de 2000. Por meio de uma pesquisa realizada no ano de 2010, constatou-se, junto ao segmento feminino participante do projeto, que os objetivos propostos foram alcançados. Como resultado, avanços no âmbito da autoestima; da realização profissional; do ganho de autonomia moral, psíquica e financeira; da saúde e do bem-estar foram verificados com índices significativos. Salienta-se que o referido projeto embasa-se em teorias de desenvolvimento da personalidade feminina, centrando-se na abordagem ontopsicológica, além de utilizar-se da metodologia de training sociopsicológico, com enfoque no residence de autenticação, os quais, conjuntamente, promoveram a conquista da autonomia integral das mulheres investigadas.

    BARBIERI, J. B. P. ; ANDREOLA, M. T. Conquista da autonomia integral, em mulheres, através de projeto social e instrumento de training sociopsicológico. Temas em Psicologia, v. 20, n. 2, p. 491-508, 2012.


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    Ontology psychology in clinical diagnosis and the treatment of schizophrenia in practice

    Artigo publicado no Journal of Clinical Psychosomatic Diseases, n. 5, 2012, pp. 385-391. Disponível no link: http://caod.oriprobe.com/articles/30505740/Ontology_psychology_in_clinical _diagnosis_and_the_treatment_of_schizop.htm


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    Pedagogia Ontopsicológica na orientação do estágio dos anos iniciais do ensino fundamental

    Apresentamos, neste artigo, as principais conclusões que resultam da pesquisa que estamos desenvolvendo desde 2009, com o objetivo de explicitar a aplicação dos princípios teórico-metodológicos da pedagogia ontopsicológica na formação do pedagogo durante o decorrer da disciplina de estágio supervisionado dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa que estamos realizando possui o objetivo geral de explicitar esta metodologia no processo de orientação e compreender a sua pertinência e contribuição aos principais problemas encontrados na pedagogia escolar hodierna. Neste artigo, ainda, trazemos as principais discussões teóricas e empíricas elaboradas durante as investigações nestes três anos sobre esta pedagogia, aplicada na orientação do pedagogo em estágio. Compreendemos que a contribuição desse artigo é possibilitar o conhecimento da aplicação dessa pedagogia, bem como contribuir com o debate acerca das metodologias e processos formativos nas orientações dos estágios do curso de pedagogia e suas repercussões nas mudanças das práticas educativas escolares. As principais contribuições da pedagogia ontopsicológica foram: a) compreensão da pessoa do pedagogo e do aluno em sua integralidade, considerando as dimensões conscientes e inconscientes; b) a identificação do critério humano que discrimina e orienta as ações do pedagogo; c) o protagonismo responsável da pessoa do professor e do aluno nas práticas educativas; d) a aprendizagem do conhecimento como exercício do instinto de posse em relação às faculdades humanas; e) a técnica no fazer pedagogia para a criatividade humana. Explicitamos em que consiste tal pedagogia, em que contexto nasceu e, em seguida, estes princípios encontrados na pesquisa.

    GIORDANI, E. M. ; MENDES, A. M. M. Pedagogia ontopsicológica na orientação do estágio dos anos iniciais do ensino fundamental. Nuances: estudos sobre Educação. Ano XVII, v. 20, n. 21, p. 43-62, set./dez. 2011


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    Um veículo de disseminação da liderança e do empreendedorismo

    O surgimento da Performance Líder veio preencher um importante segmento de mercado: o exemplo de sucessos empresariais e institucionais baseados na força e no talento da liderança. Entrevistas, histórias e depoimentos, artigos que objetivam apresentar o Brasil como exemplo de empreendedorismo e liderança para o mundo. A publicação é a única no mercado editorial brasileiro que mostra quem é o líder e qual universo circunda a sua obra. Desvela a existência de uma ligação direta entre o líder, seu estilo de vida, seu trabalho, sua obra e seus resultados. O conteúdo também está focado no resgate e promoção da autêntica arte, cultura e história brasileira.

    COSTA, T. ; SCHUTEL, S. ; RATINECAS, P. Um veículo de disseminação da liderança e do empreendedorismo. Case Studies, Ano XVI, n. 91, p. 59-65, mar./abr. 2012.


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    Projeto Flauta e pedagogia ontopsicológica: formando crianças e contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

    Alunos, professores, flautas e escola compõem um cenário onde a atividade musical favorece o desenvolvimento integral do ser humano. É o Projeto Flauta, fruto de parceria que formalizou o Convênio de Educação Musical entre setor público e privado para a realização de aulas de flauta doce em quatro escolas de educação básica, visando promover o desenvolvimento dos alunos por meio da educação musical. Contribui com o primeiro, segundo e oitavo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), como será apresentado, e possui fundamentação teórico-metodológica nos pressupostos da pedagogia ontopsicológica. O objetivo da pesquisa realizada foi avaliar o projeto junto a pais, professores e alunos. Serão apresentados os resultados, demonstrando as realizações que contribuem para o alcance dos 8 ODM e principalmente para a transformação de vidas.

    WAZLAWICK, P. ; SCHUTEL, S. ; PORTELA, V. E. ; CARVALHO, G. B. ; BAZZO, P. Projeto Flauta e pedagogia ontopsicológica: formando crianças e contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Espaço intermediário, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 18-37, jun. 2011.


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    O problema da consciência humana na filosofia clínica e na Ontopsicologia

    Uma das problemáticas mais sérias nas ciências humanas são os processos de desenvolvimento da consciência. Esse é um problema fundamental, pois como garantir a cientificidade se quem faz ciência não possui uma consciência capaz de refletir o real? “Não posso indagar o real se antes não sei quem sou” (MENEGHETTI, 2003:14). Partindo disso, analisemos como a nova abordagem terapêutica da Filosofia Clínica compreende e propõe a resolução dessa problemática, confrontando-a com o método de intervenção ontopsicológica.

    GIORDANI, E. M. O problema da consciência humana na Filosofia clínica e na Ontopsicologia. Nova Ontopsicologia, Ano XXIV, n. 2, dez. 2006.


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    A sustentabilidade como resultado da gestão empresarial fundamentada na responsabilidade social

    Esse artigo busca demonstrar que o fio que une a responsabilidade social à gestão humana com excelência de resultados é o desenvolvimento responsável de um ambiente sustentável. O objeto de estudo é o Distrito Recanto Maestro, localizado noo Rio Grande do Sul, no município de São João do Polêsine. O Recanto Maestro é considerado atualmente um exemplo de construção e desenvolvimento civil, respeitando e recuperando o ambiente circunstante, empregando e formando as pessoas locais e contribuindo com a administração pública. Os dados apresentados e discutidos nesse trabalho referem-se a aplicação de questionários a 42 pessoas da região, selecionadas pela amostragem aleatória simples. Os pesquisados compõem pessoas da região que se relacionam com as empresas do Recanto Maestro, sendo vizinhos, prestadores de serviço, fornecedores, órgãos públicos, alunos da faculdade, formadores de opinião. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, realizada por meio de um estudo de caso. Os dados coletados foram processados mediante análise de conteúdo e análise estatística. Em base as percepções dos questionários coletados com a sociedade que circunda o Distrito Recanto Maestro verificaram-se profundas modificações nas pessoas que têm contato com esta cultura. Os resultados obtidos nessa pesquisa demonstram ser possível estimular a cultura da responsabilidade social por meio do desenvolvimento de pessoas e empresas baseadas na sustentabilidade

    SCHUTEL, S. ; MENDES, A. M. M. ; WAZLAWICK, P. A sustentabilidade como resultado da gestão empresarial fundamentada na responsabilidade social. inGREPO, Santa Maria, v. 2, n. 3, mar. 2010.


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    A integração do saber científico e a Ontopsicologia

    Um dos paradigmas centrais do nosso tempo é a abordagem sistêmica no conhecimento e na atividade do homem. Compreender os princípios significa referir-se aos nomes de Smuts (holismo), Bogdanov (tecnologia), Von Bertalanffy (teoria geral dos sistemas) e de outros estudiosos. O processo de integração do saber científico pode ser considerado um dos fenômenos concretos da abordagem sistêmica. A integração do saber científico é uma condição necessária para chegar a formular leis igualmente complexas e descobrir vínculos no universo tão profundos, capazes de dar a possibilidade de compreender este último como um sistema unitário. Naturalmente este caminho pressupõe também uma passagem permanente rumo a novos e sempre mais altos níveis de análise dos dados acumulados de cada singular ciência. Partindo deste ponto de vista, a psicologia, dentro da variedade das ciências existentes, possui uma importante peculiaridade: o homem é indagado seja como sujeito, seja como objeto de conhecimento. Uma das expressões basilares da essência do homem (juntamente com a socialização e o trabalho) consiste na sua capacidade de conhecer. A esta é coligado o desenvolvimento do homem, a formação da compreensão do mundo, a compreensão do seu “eu”, a criação das ciências como formas de conhecimento geral e de toda a riqueza sociocultural e espiritual da humanidade. Partindo do exposto acima, existem razões para pressupor que os processos integrativos na psicologia possuem uma especificidade própria.

    KRYLOV, A. A. A integração do saber científico e a Ontopsicologia. Nova Ontopsicologia, Ano XXV, n. 2-2007/1-2008, mar. 2008.


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    A Psicossomática do Câncer

    Este artigo é uma adaptação da conferência realizada pelo Acadêmico Professor Antonio Meneghetti em 14 de novembro de 2009, no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro (Brasil) perante um público de 300 físicos. A conferência foi organizada por centros médicos de diferentes partes do Brasil. O autor, após décadas de experiência em psicologia clínica e da investigação científica, fornece uma descrição da psicossomática. Câncer pode ser tratada através da aplicação do método ontopsicológico que, graças às três descobertas da Ontopsicologia, pode chegar à causa formal principal de qualquer formação neoplásica. Os termos do tumor, câncer, cancerígenos, neoplasia, neoplasia, metástase, sarcoma, definem os processos especiais ou fisionomias que o tumor pode levar a diante. No entanto, essencialmente o tumor sempre se origina a partir de um monocelular clonal que experimenta a interferência de um agente mutagênico que altera diretamente o DNA celular. Isso pode ser observado após que a célula estiver em atividade patológica. A causa do processo mutagênico reside inteiramente no inconsciente do paciente. Antonio Meneghetti descobriu exatamente o início e a formalização desta causa que eventualmente se precipita em psicossomáticas. A identificação da causa de forma clara e distinta e a decisão consciente do paciente torna possível o desaparecimento dos sintomas cancerígenos. Assim, o verdadeiro problema é identificar o "primeiro motor" que traz à vida o agente mutagênico e, posteriormente, remover a presença e a ação deste agente.

    MENEGHETTI, A. A psiquissomática do câncer. Journal of Chinese Clinical Medicine. v. 5, n. 7, p. 371-387, jul. 2010


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    Ontopsicologia Clínica: o processo patogenético no interior da unidade organísmica, com especial referência para a zona coccígea

    Este artigo coloca em evidência atual perspectiva de como os quatro sistemas fundamentais do organismo (sistema nervoso central, sistema nervoso visceral, sistema endócrino e sistema imunológico) de trabalho, com base na lógica do processo psicossomático definido pela Escola Ontopsicológica. Ao longo de dez anos de atividade clínica realizada entre 1971 e 1981, a vasta experiência de Meneghetti em pacientes humanos constantemente produziu resultados que confirmam, sem exceção, o modelo de patogênese que iremos apresentar nestas páginas. Este modelo, que foi intuído durante mais de quarenta anos e tem sido sempre confirmado na prática, pode ser descrito mais claramente à luz das recentes descobertas médicas e científicas que, como as peças de um quebra-cabeça, estão vindo lentamente juntas para moldar a imagem concebida originalmente pela Ontopsicologia. Este artigo mostra o curso cerebral-somático seguido pelo sintoma e onde, por conseguinte, existe a possibilidade de interceptá-lo. Em particular, a passagem pela zona do cóccix, que interage entre o sistema nervoso visceral e o sistema imunitário, na constante do sistema nervoso central.

    MENEGHETTI, A. ; CAPASSO, M. Ontopsicologia Clínica: o processo patogenético no interior da unidade organísmica, com especial referência para a zona coccígea. Journal of Chinese Clinical Medicine, v. 5, n. 12, dez. 2010.


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    A sexualidade na relação diádica mãe-filho

    O tema da sexualidade entre mãe e filho é um tema muito amplo e delicado de tratar, particularmente no mundo ocidental enquanto adverte maiormente a forte influência, radicada no curso da história, da religião cristã na qual o estereótipo de “família” é um ponto cardeal do seu credo. Portanto há aproximadamente dois mil anos pesquisas e estudos sobre tal argumento não são difundidas e valorizadas. Desde os mitos das tragédias gregas, pensem em Édipo, rei de Sófocles, são colocados em evidência estes aspectos. Do século passado até hoje, graças ao desenvolvimento socioeconômico, ao progresso tecnológico e a um “novo” homem orientado em direção à compreensão da existência, muitos estudiosos, cientistas e pesquisadores, como Freud, Bowlby, Piaget, Vygotsky, Tomatis e Whinnicot, começaram a voltar sua atenção para este aspecto. Graças à contribuição da ciência ontopsicológica, que é uma ciência epistêmica enquanto descobriu o princípio elementar presente em todos nós, ou seja, o Em Si ôntico, cada pesquisador com esta “técnica” pode analisar o homem na sua totalidade de ação, de existência, fornecendo não só o material de reflexão, mas os meios necessários para acessar as análises e intervenção.

    SCATTONE, M. R. A sexualidade na relação diádica mãe-filho. Nova Ontopsicologia, Ano XXV, n. 2-2007/1-2008, mar. 2008.