Ontopsicologia no Mundo

A Ontopsicologia é estudada em diversas instituições de ensino no mundo e em centros especializados, onde são realizados cursos de extensão e atividades formativas.

Algumas instituições de ensino superior que trazem a Ontopsicologia em cursos de graduação, pós-graduação ou extensão:

UNIVERSIDADE ESTATAL DE SÃO PETERSBURGO (RÚSSIA)

Uma das universidades mais tradicionais e prestigiadas da Rússia, a Universidade Estatal de São Petersburgo oferece pós-graduação em Ontopsicologia, com cursos de especialização e mestrado. O curso de graduação em Psicologia também inclui cadeiras de Ontopsicologia, a partir da instalação, em 2004, da Cátedra de Ontopsicologia nesta Universidade.



ANTONIO MENEGHETTI FACULDADE (BRASIL)

Credenciada pelo Ministério da Educação em 2007, a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) localiza-se no interior do Rio Grande do Sul, no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. Ainda que jovem, a AMF já figura entre as 3 melhores instituições de ensino privadas do Rio Grande do Sul e promoveu grandes avanços na região da Quarta Colônia de Imigração, onde está situada. Na AMF é possível estudar Ontopsicologia em um curso de graduação, através do Bacharelado em Ontopsicologia. Além da graduação, a AMF oferece duas modalidades de pós-graduação que envolvem Ontopsicologia: a Especialização em Ontopsicologia e o MBA Identidade Empresarial.



UNIVERSIDADE LA SAPIENZA DE ROMA (ITÁLIA)

A tradicional Universidade de La Sapienza, em Roma, inclui o estudo da Ontopsicologia em cursos de extensão. O primeiro evento envolvendo o curso e a Ontopsicologia ocorreu em 2005, e teve a seguinte temática: “Cinelogia – Cinema e Inconsciente”. O evento explorou os efeitos psicológicos e sociais que os filmes podem gerar nos espectadores e o seu impacto social. Desde então outros cursos foram realizados na Faculdade de Sociologia e na Faculdade de Ciências da Comunicação. 



UNIVERSIDADE DNIPROPETROVSK (UCRÂNIA)

Na Universidade de Economia e Direito de Dnipropetrovsk, na Ucrânia, a Ontopsicologia faz parte dos conteúdos da grade curricular. Em sua sede, em 2009, o Acad. Prof. Antonio Meneghetti recebeu o título de honoris causa em Economia. Para o então reitor da instituição, Boris Kholod, a presença de Meneghetti na Universidade foi um grande acontecimento, e que “cada país se empenha em conseguir de Antonio Meneghetti ao menos uma conversa, um meio de encontrá-lo. ”




CENTROS INTERNACIONAIS DE FORMAÇÃO HUMANISTA

As associações internacionais e nacionais de ontopsicologia, com o suporte das fundações Antonio Meneghetti dos respectivos países ou regiões, criaram em diferentes partes do mundo centros ecobiológicos de formação humanista, desenvolvidos a partir da visão ontopsicológica. 

Hoje, existem hoje oito centros ecobiológicos de formação humanista ao redor do mundo:

Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro (Rio Grande do Sul, BR)



Centro Internacional de Cultura e Artes Lizori (Úmbria, IT)



Centro Internacional Marudo (Milão, IT)



Centro Internacional Científico e Humanista Bérnia (São Petersburgo, RUS)



Centro Internacional de Gestão, Negócios e Psicologia Niotan (Ekaterinburgo, RUS)



Centro Internacional de Negócios e Cultura Humanista Diostan (Magnitogorsk, RUS)



Centro Internacional Ecobiológico Vitolga (Kanev, UCR)



Centro Internacional Ecobiológico Lizari (Riga, LET)



Centros FOIL (Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística):

FOIL São Paulo (Brasil)

FOIL Recanto Maestro (Brasil)

FOIL Milão (Itália)

FOIL Berlim (Alemanha)

FOIL Lugano (Suíça)

FOIL Riga (Letônia)

FOIL Ecaterimburgo (Rússia)

FOIL São Petersburgo (Rússia)

FOIL Moscou (Rússia)

Compartilhe