A história da Ontopsicologia

A Ontopsicologia e o seu desenvolvimento inicial estão em simbiose com o percurso científico do seu fundador, o Acad. Prof. Antonio Meneghetti (Itália, 1936 – Brasil, 2013). Cientista de rara formação acadêmica, alcançou quatro doutorados. Segundo os critérios canônicos das Universidades Romanas, é Doutor em Filosofia (Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino – Roma), Doutor em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino – Roma), e Doutor em Teologia (Pontifícia Universidade Lateranense – Vaticano). Na Rússia, recebeu o título de Gran Doktor Nauk em Psicologia pela Suprema Comissão de Avaliação Interacadêmica da Federação Russa. Possui também Láurea em Filosofia com abordagem psicológica (Universidade Católica Sacro Cuore – Milão) e recebeu a láurea honoris causa em Física pela descoberta do "campo semântico" (Universidade Pro Deo - Nova York).

Para a biografia completa e outras informações sobre o Acad. Prof. Antonio Meneghetti, visite http://www.antoniomeneghetti.org.br. Em 2013, foi também produzido o documentário “Antonio Meneghetti: um maestro pela cultura humanista brasileira”, que conta a sua trajetória científica no Brasil e no mundo.

No final dos anos 60, o Prof. Meneghetti é atraído pela investigação da esquizofrenia, constatando um paralelismo com o insolúvel dilema a respeito do problema crítico do conhecimento. Depois de ter visitado diversos centros europeus de pesquisa psicanalítica (Paris, Friburgo, Londres, Tavistok, Viena, Selva Negra), encontra-se com as correntes norte-americanas, das quais prefere Rogers, May e Maslow. Husserl o estimula muito, e a redução de Binswanger não lhe parece suficiente.

No início dos anos 70, Meneghetti desenvolve a primeira formalização teórica da Ontopsicologia, por meio do texto “Ontopsicologia do Homem” (1971), livro utilizado nas aulas que realizava como professor na tradicional Faculdade de Filosofia (Angelicum), da Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma.

A impostação, definida por meio do sólido estudo e do confronto entre várias vertentes da psicologia, em todas as épocas, era clara sob a ótica filosófica, mas existia a necessidade de uma verificação experimental que demonstrasse a validade da teoria em sentido científico. Dedica-se, então, a uma intensa atividade psicoterapêutica, por um período aproximado de dez anos, durante os quais alcança familiaridade e domínio das sintomatologias crônicas, resolvendo-as. Meneghetti procurava, no plano da psicologia, a verificação clínica que fornecesse a evidência do resultado empírico: era necessário definir a metodologia por meio do êxito na cura das patologias mentais e, paralelamente, formalizar de maneira cada vez mais ampla e detalhada os aspectos teóricos. Para alcançar esses objetivos, inaugura, em 1972, em Roma, o primeiro Centro de Terapia Ontopsicológica, oferecendo cursos de formação em psicoterapia ontopsicológica.

Em 1978, Meneghetti funda a Associação Internacional de Ontopsicologia (AIO), entidade que segue as atividades da escola ontopsicológica, mas amplia o seu horizonte e o seu raio de ação, com o objetivo de difundir a posição científica da Ontopsicologia no interior do debate científico-cultural internacional. É criada, também nesse ano, a Ontopsicologica Editrice, hoje Ontopsicologia Editrice, editora de livros criada para publicar e difundir internacionalmente as produções científicas da Ontopsicologia.

O percurso científico de Antonio Meneghetti que levou à formalização da Ontopsicologia está descrito no dossiê "Antonio Meneghetti", edição comemorativa aos 35 anos da Ontopsicologia, publicada em 2008.

Concluída essa fase de experimentação clínica, a Ontopsicologia começa a demonstrar a sua posição – nos diversos congressos e atividades internacionais – sobre as diferentes áreas inerentes ao ser humano. Da psicologia assistencial e de cura, passa à psicologia da criatividade ou evolutiva, específica dos líderes de ação social, econômica e artística. Temáticas sociais, pedagogia, criatividade, arte, política, economia foram assuntos que começaram a ser analisados e expostos sob o prisma da Ontopsicologia.

A solução psicoterápica aplicada ao sintoma foi instrumental. O seu escopo passou então a ser a formação do líder, entendido como intuição ativa de solução para o coletivo. Desde o início dos anos 90, Meneghetti orienta-se em sentido sociológico, evidenciando a importante relação homem-sociedade e privilegiando – em conformidade com a sua intenção inicial – a psicologia da autorrealização e da criatividade: o homem líder que atua a própria liderança por meio de um atento serviço às exigências do humano e da sociedade.

No ano de 1999, a Associação Internacional de Ontopsicologia é admitida como ONG com status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social (ECOSOC) das Nações Unidas, e Antonio Meneghetti e representantes da AIO são chamados a expor em sedes internacionais sua visão sobre problemáticas globais:

2001 – Convenção Internacional “Os líderes intelectuais se empenham para o desenvolvimento estável da humanidade”, na sede da ONU em Nova Iorque

2006 – Convenção Internacional "Uma nova pedagogia para a sociedade contemporânea", na UNESCO, em Paris

2007 – Innovation Fair da Annual Ministerial Review, do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da ONU, em 2007, na sede da ONU, em Genebra.

2007 – Convenção Internacional "Pedagogia contemporânea: responsabilidade e formação do líder para a sociedade do futuro", na sede da UNESCO, em Paris

2011 – “The new BRIC’s youth generation and their future social responsability in globalised world”, encontro ocorrido no Palácio das Nações, em Genebra, na sede da ONU.

2013 – Mesa-redonda "Para um Novo Modelo de Pedagogia", organizada em Lizori, com a presença de representantes da ONU.

2014 – Simpósio Internacional "Não deixando ninguém para trás: o caminho de evolução – meritocracia", na Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), no Recanto Maestro

O histórico científico da Ontopsicologia e do seu fundador é descrito de modo detalhado no livro “Prospecto histórico-científico do Acadêmico Professor Antonio Meneghetti”.

CONGRESSOS E CONVENÇÕES INTERNACIONAIS DE ONTOPSICOLOGIA REALIZADOS NOS ÚLTIMOS 40 ANOS:

1973 - I Convenção Internacional (Roma, Rocca di Papa - Itália)

1974 - II Convenção Internacional (Piediluco, Villa Lago - Itália)

1975 - III Convenção Internacional (Piediluco, Villa Lago - Itália)

1976 - IV Convenção Internacional (Roma, Grottaferrata - Itália)

1977 - V Convenção Internacional (Monteluco di Spoleto - Itália)

1978 - VI Convenção Internacional (Monteluco di Spoleto - Itália)

1979 - VII Congresso Internacional (Trevi, Hotel della Torre - Itália)

1980 - VIII Congresso Internacional (Roma, Hotel Cavalieri Hilton - Itália)

1982 - IX Congresso Internacional (Roma, Hotel Cavalieri Hilton - Itália)

1984 - X Congresso Internacional (Roma, Hotel Parco dei Principi - Itália)

1986 - XI Congresso Internacional (Roma, Hotel Ergife - Itália)

1988 - XII Congresso Internacional (Roma, Hotel Ergife - Itália)

1988 - I Summer University Of Ontopsychology (Itália)

1989 - II Summer University Of Ontopsychology

1990 - III Summer University Of Ontopsychology

1991 - XIII Congresso Internacional (Roma, Eur - Salone delle Fontane - Itália)

1991 - IV Summer University Of Ontopsychology

1992 - V Summer University Of Ontopsychology

1993 - VI Summer University Of Ontopsychology

1994 - VII Summer University Of Ontopsychology

1995 - XIV Congresso Internacional (Bahia, Othon Palace Hotel - Brasil)

1995 - VIII Summer University Of Ontopsychology

1996 - IX Summer University Of Ontopsychology

1997 - I Congresso Mundial - XV Internacional (Moscou, Palácio das Ciências Russas – Rússia)

1997 - X Summer University Of Ontopsychology

1998 - XI Summer University Of Ontopsychology

1999 - XII Summer University Of Ontopsychology

1999 – 2000 - Convenção Internacional “A mulher do Terceiro Milênio” (Rio de Janeiro, Hotel Sheraton Rio - Brasil)

2000 - XIII Summer University Of Ontopsychology

2000 - Convenção Internacional “O papel do líder e dos recursos humanos na era da informação” (Paris, UNESCO - França)

2001 - XIV Summer University Of Ontopsychology

2001 - Convenção Internacional “Os líderes intelectuais se empenham para o desenvolvimento estável da humanidade” (Nova Iorque, Nações Unidas - EUA)

2001 - Convenção Internacional “Direção e Inconsciente” (Cannes, Palm Beach - França)

2002 - XV Summer University Of Ontopsychology

2002 - XVI Congresso Internacional “Ontopsicologia e Memética” (Milão, Hotel Marriot - Itália)

2003 - XVI Summer University Of Ontopsychology

2004 - Congresso Business Intuition (Riga, Letônia)

2004 - XVII Summer University Of Ontopsychology: Fundamentos de Filosofia

2005 - XVIII Summer University Of Ontopsychology: Intelecto e Personalidade

2006 - IXX Summer University Of Ontopsychology: A crise das democracias contemporâneas e a Justiça Social

2007 - XX Summer University Of Ontopsychology: Conhecimento Ontológico e Consciência

2008 - XXI Summer University Of Ontopsychology: Direito, Consciência, Sociedade

2009 - XXII Summer University Of Ontopsychology: Arte, Sonho e Sociedade

2010 - XXIII Summer University Of Ontopsychology: Ontologia e Sociedade

2011 - XXIV Summer University Of Ontopsychology: Ontologia da Percepção

2011 - Responsabilidade e Reciprocidade: valores sociais para uma economia sustentável (Recanto Maestro, Brasil)

2012 - XXV Summer University Of Ontopsychology: Ontologia e Sociedade

2013 - XXVI Summer University Of Ontopsychology: Ontopsicologia e Racionalidade Humanista

2014 - XXVII Summer University Of Ontopsychology: Sistema e Personalidade

2014 - I Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia Para a Sociedade Futura” (Recanto Maestro, Brasil)

2015 - XXVIII Summer University of Ontopsychology: Imagem e Sonho

Compartilhe