As 3 descobertas da Ciência Ontopsicológica

O Acad. Prof. Antonio Meneghetti, durante seu percurso científico, realizou três descobertas que são essenciais para a práxis da Ontopsicologia: Em Si ôntico, campo semântico e monitor de deflexão.

A partir da compreensão desses três elementos, pode-se objetivar de maneira científica qualquer realidade. Isso significa que, dadas certas premissas, é inevitável o efeito: conhecendo-se as causas que estão movimentando efeitos isolados e distintos. É possível, então, intervir nas causas, variar seus vetores e obter outros efeitos.

Com o conhecimento dessas três descobertas, o cientista torna-se capaz de realizar pesquisa autêntica em qualquer setor do conhecimento humano: Economia, Física, Medicina, Sociologia etc.

Essas três descobertas garantem à Ontopsicologia a sua diferenciação em relação às outras ciências, e essas descobertas são a base sobre a qual se constrói toda a teoria e a prática ontopsicológica.
 


Em Si ôntico: chamado pelos filósofos da Antiguidade de alma (em uma concepção laica, não religiosa), o Em Si ôntico é entendido como o projeto base de natureza que constitui o ser humano, especificando e distinguindo o homem como pessoa em âmbito biológico, psicológico e intelectivo. Com base nesse princípio, descobriu-se que a natureza humana possui um projeto próprio, que é base de todos os fenômenos de ação do ser humano. A contribuição que a escola ontopsicológica dá sobre esse princípio é que conseguiu identificá-lo (dizer o que é), isolá-lo (caracterizá-lo) e aplicá-lo (como atuá-lo na história) utilizando para isso um percurso científico. Quando atuado na história, o indivíduo passa a seguir o seu próprio projeto de natureza, ou seja, aquela estrada que a vida determinou. Verifica-se, a partir disto, a retomada do desenvolvimento integral, restituindo ao homem a capacidade de autenticidade e de evolução criativa na própria existência. Para saber mais sobre o Em Si ôntico, a obra “Em Si do homem” trata de modo específico desta descoberta.
 


Campo semântico: é a comunicação-base da natureza e ocorre anterior a todas as outras formas de comunicação (verbal, gestual, corporal etc.). Constitui-se como a forma primordial de conhecimento e interação que todo ser humano possui, porém que não conhece. A partir do campo semântico, é possível conhecer em primeira atualidade a dinâmica que uma realidade está operando. A obra “Campo Semântico” explora bem essa descoberta.

Monitor de deflexão: dispositivo que distorce e interfere na exatidão dos processos intelectivos e voluntários do ser humano, determinando consequências fenomenológicas regressivas, conhecidas pelo homem como doença, dor, angústia, falência socioeconômica etc. O monitor de deflexão é o tema principal do livro “O monitor de deflexão na psique humana

Os livros podem ser adquiridos pelo site da Ontopsicológica Editora Universitária:

Compartilhe