Educação estética e processos de ensinar e aprender na formação continuada de professores em música

    A música como campo de prática e de conhecimento possui importância na formação humana, pois de modo dialético age e permite ao ser humano agir com as atividades musicais nas dimensões ética, estética e cognitiva da vida, uma vez que requer ação integrada entre pensamento, cognição, percepção e estética. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação como implementação, intervenção e avaliação de um curso de formação continuada na área da música. O objetivo do curso é capacitar os participantes visando desenvolver e aprimorar seu conhecimento musical. Ao trabalhar com uma proposta de formação profissional continuada de professores, que integra de forma sólida os aspectos da percepção, teoria e prática no próprio educador, este poderá trabalhar com propriedade de conhecimento primeiramente em si mesmo e auxiliar seus alunos na formação musical, inovando e (re)criando a prática pedagógica cotidiana nas escolas. 

    WAZLAWICK, P. ; PORTELA, V. E. ; CARVALHO, G. B. ; SCHUTEL, S. Educação estética e processo de ensinar e aprender na formação continuada de professores em música. Abem, Londrina, v. 21, n. 30, p. 77-90, jan./jun. 2013