Ontopsicologia Clínica: o processo patogenético no interior da unidade organísmica, com especial referência para a zona coccígea

    Este artigo coloca em evidência atual perspectiva de como os quatro sistemas fundamentais do organismo (sistema nervoso central, sistema nervoso visceral, sistema endócrino e sistema imunológico) de trabalho, com base na lógica do processo psicossomático definido pela Escola Ontopsicológica. Ao longo de dez anos de atividade clínica realizada entre 1971 e 1981, a vasta experiência de Meneghetti em pacientes humanos constantemente produziu resultados que confirmam, sem exceção, o modelo de patogênese que iremos apresentar nestas páginas. Este modelo, que foi intuído durante mais de quarenta anos e tem sido sempre confirmado na prática, pode ser descrito mais claramente à luz das recentes descobertas médicas e científicas que, como as peças de um quebra-cabeça, estão vindo lentamente juntas para moldar a imagem concebida originalmente pela Ontopsicologia. Este artigo mostra o curso cerebral-somático seguido pelo sintoma e onde, por conseguinte, existe a possibilidade de interceptá-lo. Em particular, a passagem pela zona do cóccix, que interage entre o sistema nervoso visceral e o sistema imunitário, na constante do sistema nervoso central.

    MENEGHETTI, A. ; CAPASSO, M. Ontopsicologia Clínica: o processo patogenético no interior da unidade organísmica, com especial referência para a zona coccígea. Journal of Chinese Clinical Medicine, v. 5, n. 12, dez. 2010.