V Congresso Mundial de Psicoterapia na China

De 12 a 15 de outubro de 2008, realizou-se em Pequim o V Congresso Mundial de Psicoterapia (WCP 2008) organizado pela Sociedade Chinesa de Psicologia, pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Pequim e pela Associação Chinesa para a Saúde Mental, em colaboração com o Conselho Mundial de Psicoterapia.

O evento contou com a participação de psicoterapeutas, professores, sumidades científicas e estudiosos provenientes de todo o mundo. Durante os quatro dias de trabalho realizados noNational Olympic Sports Center, pode-se assistir a centenas de workshops e seminários, entre os quais os Invited Symposium reservados pelo comitê científico às apresentações dos expoentes mais significativos da psicologia mundial.

“O congresso receberá os mais renomados psicoterapeutas internacionais, representantes dos diversos campos da psicoterapia, da consultoria e de disciplinas correlatas”, declarou o co-presidente do congresso, o Prof. Alfred Pritz, também presidente do Conselho Mundial de Psicoterapia, que se declara há anos empenhado, sobretudo na ocasião das edições quadrienais do congresso mundial de psicoterapia, na sustentação da pesquisa científica e nos seus progressos mais recentes para a superação da crise e das precárias situações emotivas que no mundo se intensificam a cada dia.

No primeiro dia do evento, dois Invited Symposium foram reservados ao Acad. Prof. Antonio Meneghetti, fundador da Ontopsicologia: “The ontopsychological approach: Methods, instruments and results” e “Psychotherapy as authentication of the ego: Bring ontopsychological psychotherapy to leaders and businesses”. Na abertura da sua explanação, o Prof. Meneghetti expôs à plateia o estado da arte da ciência psicológica mundial: “O conhecimento clínico clássico é uma grande bagagem de informação, mas a verdadeira psicoterapia ou é capaz de curar ou não é real”, e abre imediatamente uma prospectiva. “A todo o conhecimento racional é necessário unir as novidades científicas das três descobertas da Ontopsicologia: Em Si ôntico, campo semântico, monitor de deflexão.” Na seqüência, Meneghetti explicou como essas três descobertas consentem ao psicoterapeuta o ingresso direto na situação real do cliente para intervir e curar.  

Acenos históricos e de documentação:

1. As novidades científicas da Ontopsicologia já tinham sido apresentadas em Pequim em 2004, no Invited Symposium reservado ao fundador da escola ontopsicológica no XXVIII Congresso Internacional de Psicologia, durante a apresentação intitulada “Ontopsicologia: o nexo ontológico da psicologia”.

2. Diversos foram os eventos organizados na Itália pela Associação Internacional de Ontopsicologia que tiveram a presença de pesquisadores, psicoterapeutas, estudantes e professores provenientes da China. Em 1995, graduados da Faculdade Psicologia da Universidade de Pequim estiveram na Itália para alguns meses de estudo em cursos de Ontopsicologia. Em 1996 e em 1998, delegações de professores e pesquisadores hineses participaram da Summer University of Ontopsychology.

3. O Prof. Alfred Pritz compôs a mesa de abertura da inauguração do Congresso Internacional Ontopsicologia e Memética, realizado em Milão, de 18 a 21 de maio de 2002.

4. Dois meses após o término dos trabalhos do WCP 2008, Mingyi Qian, também presidente do congresso, pronunciou-se em carta dirigida ao Acad. Prof. Antonio Meneghetti: “Em nome de todo o Comitê Diretor e do Comitê Acadêmico do Congresso Mundial de Psicoterapia de 2008, permita-me estender o nosso mais profundo apreço pela sua prestigiosa presença e pela sua grande contribuição à elevação do nível científico do Congresso”.

Trechos extraídos e adaptados da reportagem WCP2008 – The 5th World Congress for Psychotherapy, publicada na revista Nuova OntopsicologiaRoma: Psicologica Ed., n. 2, março 2009. pp.22-25.

Compartilhe