Summer University of Ontopsychology 2007 - Conhecimento Ontológico e Consciência

De 10 a 19 agosto de 2007 ocorreu a 19ª edição da Summer University of Ontopsychology, esse ano dedicada ao tema “Conhecimento Ontológico e Consciência”.

Qual a relação existente entre conhecimento e consciência? E o que significa conhecimento ontológico? “O erro que vicia o nosso conhecimento crítico não está na natureza das faculdades intelectivas e volitivas”, lê-se no texto Conoscenza ontologica e coscienza, publicado após o evento. Nessa obra, o conhecimento ontológico é descrito como conhecimento que possui reversibilidade com o real, ou seja, a imagem que se reflete na consciência corresponde à realidade das coisas pelo modo como elas são.

E então, surge a pergunta sobre o que é a realidade, a verdade. A verdade é a coisa como ela é, foi explicado no ciclo de seminários, e o ponto é que nós não vemos o real, mas as imagens do real refletidas no espelho da nossa consciência. Na sua pesquisa inicial, o Acad. Prof. Antonio Meneghetti se perguntou: estas imagens que refletimos, correspondem à realidade ou não?

A pesquisa continua e descobre que o erro reside justamente no processo reflexivo, na tomada e determinação da consciência por causa do monitor de deflexão. Revisada esta, a filosofia e a ciência são funções de segura referência real e evolutiva.

Este foi um tema de grande interesse para os mais de 400 participantes que vieram de todas as partes do mundo para assistir este evento de referência internacional, realizado em colaboração com a Associação Internacional de Ontopsicologia, Associação Brasileira de Ontopsicologia, Associação Eslava de Ontopsicologia e a FOIL, com o patrocínio da Região da Úmbria e do Senado da República Italiana.

Entre as autoridades presentes estavam Hanifa Mezoui (Chefe da Seção das Ongs do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU), Franco Asciutti (Senador da República Italiana), Luciano Rossi (Câmara dos Deputados da República Italiana) e Larissa Tsvetkova (Decana da Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo).

Durante os 10 dias de evento, as exposições evidenciaram que o centro do problema do conhecimento é o homem. A vigésima edição da Summer University of Ontopsychology afrontou o questão da exatidão de consciência, de modo particular a exatidão do cientista enquanto responsável pela transmissão de conhecimento. De fato, toda a Ontopsicologia, da clínica à arte, é instrumental para resolver o problema crítico do conhecimento.

Trechos adaptados da reportagem sobre o evento publica na revista Nova OntopsicologiaRecanto Maestro: Ontopsicologica Ed., n. 2, março 2008. pp.20-25.

Reportagens sobre a XIX Summer University of Ontopsychology foram publicadas no Gionale dell’Umbriaedições de 7e 18 de agosto de 2007.

Compartilhe