Rally de Velocidade

O Rally Quarta Colônia ocorrerá no dia 1 de dezembro, sábado, a partir das 13h, com largada organizada no Recanto Maestro e passando por diferentes municípios da Quarta Colônia. Esta prova corresponde à sexta e última etapa do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade, sendo de fundamental importância para a competição, pois definirá os campeões da temporada 2012. O parque de apoio do evento será no estacionamento da Antonio Menegehtti Faculdade.

Antes da largada oficial do rally, no dia 30 de novembro, a Tradisul Motors fará a vistoria técnica e deixará os carros prontos para a prova final. O evento ocorrerá a partir das 18h30 e contará, às 22h, com uma largada promocional saindo da sede da Tradisul em Santa Maria.

No sábado, durante o horário do evento, serão fechadas as estradas e ruas por onde passarem os carros competidores. Os moradores destas localidades já foram avisados e haverá segurança no local para garantir a tranquilidade da prova.

Quem quiser assistir a passagem dos veículos pode se posicionar em cinco diferentes pontos do trajeto que passará por diferentes cidades. O mapa da prova pode ser conhecido no site do evento.

Para quem for participar do evento, é importante estar atento às informações de segurança, como locais de estacionamento permitidos. Não é possível atravessar a pista durante a prova. A prova é realizada em diversas largadas. Decide-se o campeão pelo tempo em que cada competidor faz o percurso e não por quem chega primeiro.

Sobre o rally de velocidade - O rally pode ser considerado a mais antiga modalidade automobilística do mundo. A palavra "Rallye", de origem francesa, significa "passear" e define um tipo de prova automobilística onde o elemento surpresa é uma constante. A competição é para carros de passeio preparados, deve ser realizada em estradas pavimentadas ou secundárias e é disputado em duplas de competidores (piloto e navegador). Cabe ao piloto conduzir corretamente o veículo, e ao navegador orientar o piloto sobre o trajeto e administrar a evolução da competição.

Existem três modalidades distintas de competição: Rally de Velocidade, Rally de Regularidade e Rally Off-Road. O Rally de Velocidade, que é o caso da competição que o Recanto Maestro vai receber no sábado, exige um veículo de competição preparado especialmente para o esporte, obedecendo a normas rígidas de segurança (homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo e Federação Internacional de Automobilismo) e é disputado em estradas fechadas. O objetivo desta competição é percorrer as “SS” – Special Stages (Estágios Especiais) no menor tempo possível. Será vencedor o competidor que no somatório de todas as SS obtiver o menor tempo entre os demais.

O apoio ao Rally Quarta Colônia é do Recanto Maestro, Japel, Nova Palma Energia, Bauhaus Residencial, Tradisul Motors, Mitsubishi Motors, Hyundai Caoa e Grupo Felice. A entrada para o público é gratuita. Estão também disponíveis convites para o camarote que vai ser promovido pelo restaurante Santa Brasa próximo ao local da largada do Rally a partir das 11h. O Hotel Capo Zorial e a Pousada Recanto, localizados no distrito Recanto Maestro, estarão abertos para prestar apoio de hospedagem e refeições aos interessados em passarem o dia assistindo a prova.

Compartilhe