Projetos brasileiros que contribuem para os ODM são apresentados em Paris

A Antonio Meneghetti Faculdade, do Recanto Maestro, apresentou no dia 10 de dezembro, em Paris, no Conselho Econômico, Social e Ambiental da França, vários projetos sob a orientação dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da Organização das Nações Unidas. São atividades em sua maioria colocadas em prática na região da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul, iniciativas cuja meta é colaborar para que o país alcance os oito ODM, envolvendo entre outros temas o combate à fome, o acesso à educação e saúde para todos, preservação do meio ambiente e igualdade entre os sexos.

O encontro chamado Brasil do Milênio em Paris foi organizado para que 16 projetos selecionados entre os 24 realizados pelos estudantes do MBA Business Intuition da AMF pudessem ter seus primeiros resultados apresentados a convidados e a especialistas internacionais que vêm apoiando essas iniciativas desde o início.

O tema do encontro esteve relacionado ao local de sua realização. O Conselho Econômico, Social e Ambiental da República Francesa é a terceira assembleia em ordem de relevância na França, ficando atrás apenas do Senado e da Assembleia Nacional daquele país. Criado em 1958, o Conselho atua de forma independente em relação ao poder executivo francês e é composto por membros indicados por entidades e assembleias de todo o país.

Foi neste cenário que os alunos do MBA da Antonio Meneghetti apresentaram projetos propondo soluções alinhadas aos esforços da ONU para o milênio. São iniciativas nas áreas da educação musical, combate a AIDS e outras doenças, formação de lideranças, valorização da mulher, reciclagem, formação do homem do campo, meritocracia, moda, tecnologia da informação, sustentabilidade socioeconômica e ambiental e comunicação.

Boa parte desses projetos é colocada em prática na região da Quarta Colônia. É o caso do Projeto Flauta, realizado em parceria entre a AMF, Prefeitura de São João do Polêsine e a Associação OntoArte. Nele, estudantes da rede pública de ensino do município têm aulas de Flauta, Canto Coral e Musicalização Infantil ministradas por professores formados no Recanto Maestro. O detalhamento do projeto foi apresentado pela prefeita Denise

Milanesi, que também fez parte da comitiva. Entre as iniciativas realizadas na Quarta Colônia que foram apresentadas no encontro estavam ações relacionadas a temas como a pedagogia ontopsicológica, que é aplicada na formação de jovens no Recanto Maestro; o próprio projeto da criação e o desenvolvimento da Antonio Meneghetti Faculdade, com sua proposta para a formação de líderes; o projeto do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro que, a cada dia, vem desenvolvendo ações de responsabilidade social de acordo com as metas presentes nos ODM. Além desses, foi ainda mostrado o projeto mantido pela empresa de Tecnologia de Informação do Grupo Meta, também realizado no Recanto Maestro e que se propõe a formar jovens profissionais para o mercado.

Todas as propostas apresentadas receberam a atenção, conselhos e sugestões dos especialistas presentes ao encontro. Estiveram compondo essa banca de avaliadores a representante permanente do Conselho Econômico e Social da ONU na Associação Internacional de Conselhos Econômicos Sociais e Instituições Similares (AICESIS), Hanifa Mezoui; o ex-chefe dos departamentos jurídicos das Nações Unidas e hoje um dos gestores da Associação Internacional para Formadores em ODMs, François Loriot; o ex-Conselheiro do Presidente do Conselho Econômico, Social e Ambiental responsável pelas relações com as autoridades territoriais, Bertrand Duruflé; o Diretor do Laboratório de Estudos e de Análises de Políticas Públicas da Argélia na Universidade de Argélia III, Mohamed Rèda Mezoui; e a Inspetora de Serviços Judiciários do Ministério da Justiça da França, Sylvie Ceccaldi Guebel.

Além destes, o evento contou com a participação do representante do Programa de Cultura, Turismo e Desenvolvimento da Divisão de Objetos Culturais e do Patrimônio Imaterial do Setor de Cultura da UNESCO, Hervé Barré e do professor da Sorbonne e Advogado da Corte de Apelação de Paris, François Ameli.

Do Brasil, cerca de 50 participantes foram a Paris para apresentar seus trabalhos, representando um grupo maior, de cerca de 150 profissionais que atuam nestas iniciativas. Entre estes brasileiros, estavam empresários de grandes empresas como Grupo Meta, ADS Logística, Calçados Beira Rio, além de representantes de entidades como a CNA Brasil.

Um dos projetos que chamou mais atenção dos especialistas foi o Centro de Desenvolvimento do Homem no Campo, apresentado pela equipe do empresário do ramo arrozeiro Almir Foletto como uma forma de proporcionar, gratuitamente, aos trabalhadores de sua empresa - sediada no município de Itaqui (RS) - cursos e serviços de saúde e lazer.

Para Bertrand Duruflé, que já atuou no órgão em que o evento foi realizado e que foi Secretário Geral da AICESIS, as ações apresentadas pelas equipes efetivamente contribuem com os ODM. Segundo ele, “são práticas que demonstram pesquisa, interdisciplinaridade e responsabilidade”, comentou em uma de suas intervenções durante o desenrolar dos trabalhos. Segundo François Loriot, um dos docentes responsáveis por orientar os participantes dos projetos desde o seu início no Brasil, as ações desenvolvidas pelas equipes devem ser tornadas públicas por se constituírem em bons exemplos para o mundo. “São projetos que demonstram no caminho que já percorreram que é possível observar os princípios do milênio em várias áreas e atividades setoriais”, afirma. Por sua vez o professor Mohamed Rèda Mezoui destacou o crescimento que os próprios participantes dos projetos ganham ao concretizarem estas ações: “A maior realização da existência diz respeito ao bem estar que podemos obter auxiliando na construção da sociedade”, salienta.

Para a professora Hanifa Mezoui, que também já conhecia os projetos brasileiros por ter ministrado um dos módulos do MBA Business Intuition quando esses foram iniciados, o encontro é um marco, pois demonstra o potencial brasileiro para, com criatividade, auxiliar nos esforços de todas as nações pelos ODM. “Foi um encontro importante realizado no Dia dos Direitos Humanos. O Brasil hoje é um grande exemplo: quantas culturas, quantas línguas convivem ali. Se todos os países fossem como o Brasil, acredito que não teríamos mais guerras”, enfatizou Hanifa. E já que o clima era de brasilidade, os organizadores da viagem não se esqueceram de levar a bandeira brasileira. Na oportunidade, ela foi aberta pela primeira vez em uma das principais salas do Conselho Econômico, Social e Ambiental da França. E, inspirados pela presença do símbolo verde e amarelo, foi cantado o hino nacional brasileiro como uma forma de reforçar a identidade das iniciativas ali apresentadas. “Foi um momento emocionante”, diz a administradora do Recanto Maestro, Soraia Schutel. Para a diretora da AMF, Helena Biasotto, iniciativas como essa ampliam horizontes dos alunos e fazem o diferencial da Faculdade que procura, ao mesmo tempo, inserir-se na comunidade local sob a perspectiva das diretrizes e políticas internacionais.

Todos os trabalhos apresentados na oportunidade foram iniciados em abril deste ano, quando num módulo especial do MBA Business Intuition da AMF, a turma de estudantes idealizou os projetos que realizariam de acordo com os ODM. Essa iniciativa da Antonio Meneghetti está de acordo com o compromisso da Faculdade em alinhar suas ações de responsabilidade social aos ODMs, mantendo inclusive um Grupo de Estudos em Responsabilidade Social e oito ODMs, ação em que é a pioneira entre as instituições de ensino superior brasileiras. A continuidade dos projetos apresentados em Paris e dos demais elaborados pelos estudantes da Faculdade do Recanto Maestro pode ser acompanhada pela Internet no portal: www.faculdadeam.edu.br

A participação do grupo no encontro denominado Brasil do Milênio em Paris teve o apoio da Associação Internacional de Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares, Associação Internacional da Ontopsicologia, Fundação Antonio Meneghetti, Antonio Meneghetti Faculdade e do Conselho Econômico, Social e Ambiental da França. Foi patrocinado por ADS Micro Logística, Grupo Meta, TB Multisserviços, Calçados Beira Rio, Premil Indústrias de Pré-moldados, CNA Brasil, Pousada Recanto, SICREDI, Cantina Di Paolo, Omega Tecnologia, Instituto Conser e Restaurante Canta Maria.

Matéria publicada no jornal A Razão, de Santa Maria – edição de sábado e domingo (18 e 19 de dezembro de 2010).

Compartilhe