Primeira turma de administração da AMF apresenta seus trabalhos de conclusão de curso

O futuro é já presente. A primeira turma de graduação da Antonio Meneghetti Faculdade apresenta à comunidade científica seus trabalhos de conclusão de curso. Dezenove jovens que estão se formando em Administração expõem resultados concretos da aplicação da ciência ontopsicológica nos seus campos de estudo, em situações de trabalho e na condução responsável da própria vida. 

“Nós estamos acostumados com grandes eventos, pois representam passos da concretização desta ciência que é a Ontopsicologia. O que estamos vivendo hoje representa mais que um passo, mas uma trajetória inteira que começou na fundação da Faculdade e hoje começa a revelar os seus primeiros frutos”.

O resultado concreto da primeira experiência integral de aplicação da metodologia ontopsicológica em uma instituição de ensino superior pôde ser evidenciado nas apresentações dos trabalhos de conclusão de curso da primeira turma de Graduação em Administração da Antonio Meneghetti Faculdade, realizadas nos dias 15 e 16 de julho, no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro.  Dezenove jovens, que na sua maioria beiram os vinte anos e que tiveram o primeiro contato com a ciência ontopsicológica há apenas três anos e meio, expuseram a uma plateia formada por autoridades, empresários, acadêmicos e professores suas produções científicas que concluem um ciclo de formação acadêmica.

Um evento realizado no interior do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, mas que certamente tomou dimensões internacionais pelos significados que reuniu. A Antonio Meneghetti Faculdade representa um dos mais belos passos realizados hoje no caminho da Ontopsicologia pelo mundo, concretizando e ampliando os horizontes de uma trajetória de mais de trinta anos desta ciência no Brasil.

 “Desde que esta instituição nasceu, todos nós nos transformamos, sem exceção. Refletindo sobre isto, encontrei dois significados principais. Primeiro é que estamos em uma faculdade em que o insuperável conhecimento clássico, se une com o dinamismo da modernidade, e isso causa uma combustão tremenda, junto com a qualidade das pessoas presentes, não tem como não crescer. E o segundo motivo, é que essa faculdade não nasceu de nenhuma necessidade, mas da abundância de todos nós. Estamos portanto em uma instituição que nasceu para transmitir vida”. Ana Petry, professora de Cultura e Comportamento Organizacional. 

É também o resultado de um trabalho incansável de operadores brasileiros que, de modo sério e coerente, souberam conduzir a instituição desde o seu projeto e aprovação pelo Ministério da Educação do Governo Brasileiro em 2007, passando pela ampliação da estrutura física e pela criação de novos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, bem como de projetos de desenvolvimento sustentável na região, pela acurada formação do seu corpo docente e equipe técnico-administrativa, chegando ao desenvolvimento de pesquisas que têm como área de concentração a Ontopsicologia, aplicada nos mais diversos campos de atuação do ser humano, e documentadas através da publicação de artigos e da participação em congressos científicos nacionais e internacionais.

Porém, as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso da primeira turma de Administração tornaram evidente aos presentes um outro aspecto da formação universitária fundamentada nos princípios metodológicos da ciência ontopsicológica realizada na Antonio Meneghetti Faculdade: o desenvolvimento integral dos jovens e, como consequência direta, do ambiente em que estão inseridos. O curso de graduação da primeira turma de graduação conclui-se com trabalhos de alto nível acadêmico, demonstrada aplicação prática e concreto ganho econômico e social do ambiente pesquisado. Os dezenove jovens formandos postarem-se diante da banca examinadora demonstrando não apenas propriedade em relação ao conteúdo estudado, e uma alegre e jovial ansiedade, natural a quem está prestes realizar uma importante conquista, mas também um garbo e uma elegância pouco comum para esta faixa etária na atualidade, e que reflete o resgate de valores clássicos e o desenvolvimento global dos jovens que são propostos pela instituição.

Além do explícito amadurecimento pessoal e da diferenciada preparação profissional, os jovens formandos demonstraram, através da pesquisas científicas, que os trabalhos que realizaram ao longo do curso trouxeram também benefícios para os ambientes em que atuam – empresarial ou social – e que estes resultados podem ser difundidos e replicados a outros contextos, em âmbito regional, nacional e até mesmo internacional.

“Certamente se fez verdadeira ciência”, declarou Helena Biasotto, diretora da Antonio Meneghetti Faculdade, no final do primeiro dia das apresentações. “Nosso compromisso agora é consolidar estes conhecimentos e disponibilizá-los para outras instituições”, complementou. E os encaminhamentos práticos foram definidos já ao término de cada apresentação. Várias das pesquisas, que abordaram diferentes temas da Administração embasados no caráter interdisciplinar da Ciência Ontopsicológica, serão publicadas como artigos científicos. Um trabalho de formação de consultores empresariais e três trabalhos na área da sustentabilidade serão transformados em livros. Conhecimentos sistematizados através das pesquisas serão disponibilizados a outras empresas e instituições da região sob a forma de manuais ou consultoria. E alguns trabalhos ainda se transformarão em projetos de mestrado ou projetos de pesquisa prevendo coletas de dado e difusão de conhecimento em âmbito internacional.   

“Temos uma imensa responsabilidade, pois não podemos esquecer que o conhecimento gerado nesta instituição é difundido para o mundo”, lembrou durante o evento a administradora do Recanto Maestro, professora e coordenadora de metodologia da Antonio Meneghetti Faculdade, Soraia Schutel, mencionando os projetos brasileiros desenvolvidos com o apoio da instituição que foram apresentados no final de 2010 no Conselho Econômico, Social e Ambiental da República Francesa.

Em três e anos e meio de trabalho desta jovem faculdade, muito já foi feito e certamente muito mais ainda será. O que maravilha neste projeto, porém, é que os jovens que o conduzem ou que dele fazem parte não se acomodam com o legado recebido pela trajetória exitosa de mais 40 anos da Ontopsicologia no mundo, nem esperam os grandes acontecimentos futuros que inevitavelmente virão, mas arregaçam as mangas e fazem aquilo que deve ser feito no momento presente, com responsabilidade, orgulho e satisfação.

Paula Bazzo, uma das alunas formandas e também secretária acadêmica da instituição, talvez tenha sintetizado o sentimento desses jovens na abertura do seu trabalho: “Do mesmo modo que nos anos de 1200 se redescobriram os escritos de Aristóteles, Platão e outros estudiosos, e que culminou 300 anos depois com personagens como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Machiavel, a Antonio Meneghetti Faculdade está reabrindo o valor do humano em uma sociedade carente de valores. Sabemos que os pequenos passos de hoje revelarão gigantes da humanidade. Porém, assumimos a responsabilidade de transformar hoje a nossa sociedade e não transferir a responsabilidade aos que virão depois”.

Nesta maravilhosa aventura que é a construção e a promoção de uma ciência que resgata a autenticidade do ser humano, o futuro é já presente. 

Matéria publicada na revista Nuova Ontopsicologia. n.1-2011, ano XXIX, jun. 2011. p. 68-73.

Compartilhe