O que é a Ontopsicologia?

Todos sabem da existência de muitas ciências: a química, a física, a matemática, etc. Para entender como nasce a Ontopsicologia, é preciso partir do fato de que em todo o mundo se fala em homem, da vida, da morte, de Deus... E cada teoria aborda a seu modo os vários problemas, tentando dar solução. Cada setor tem a sua teoria para resolver um determinado problema. A Ontopsicologia nasceu após as correntes da Psicologia, as quais, mesmo não sendo erradas, não realizam de fato o escopo, ou seja, são insuficientes para explicar o homem na sua vasta capacidade. O grande problema é que todas as correntes psicológicas analisavam os efeitos, mas o que as tornava insuficientes para resolver o problema humano era a falta de conhecimento da causa. Para além de todas as correntes, Antonio Meneghetti evidenciou um vazio que não havia sido preenchido: o ser, aquilo que é, aquele que é. O homem deve ser entendido naquilo que é.

A Ontopsicologia é uma ciência interdisciplinar e epistêmica cujo objetivo é a investigação e a demonstração da capacidade de conhecer o real de modo reversível, ou seja, com nexo ontológico. 

A Ontopsicologia foi em busca desse além que estava antes: depois de ter lido as cartas, o homem, quem está por trás de tudo isto? Se não sabe quem escreve a carta, se não se conhece o escritor, a causa primeira, o primeiro princípio que determina o homem aqui e agora, não se pode conhecer e muito menor curar. A Ontopsicologia é a ciência que trata do princípio da causa da psique (“psique” no sentido de causa que produz o crescimento como também doença). É a psicologia daquilo que é. “Ontopsicologia” significa: indagação da existência até a causa primeira que faz ser ou não ser. Se o sujeito conhece a própria vida, ele a controla; se não a conhece, ele a sofre.

Quer saber mais sobre essa ciência? Acesse o link: Conhecimento introdutório

Compartilhe