Noite de cultura viva

Sentir a cultura através de todos os sentidos possíveis de serem aguçados através de sua plenitude. Sensação sem igual vivenciada pelas quase 800 pessoas que lotaram as locações do Theatro São Pedro para assistir o espetáculo intitulado Maestro Ontoarte em Cena, realizado pela Associação OntoArte com apoio do Ministério da Cultura. O encontro reuniu, no último dia 30, suave musicalidade de crianças flautistas e violonistas, a exibição de um documentário exclusivo sobre a vida e obra do maestro italiano Antonio Meneghetti e a apresentação de cinco peças do compositor interpretadas pela Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro.

Os 24 estudantes que se apresentaram utilizando como base a flauta e o violião, representaram o grupo de mais de 450 alunos que hoje são parte dos projetos de formação cultural oferecidos, gratuitamente, em parceria, pela Associação OntoArte, as prefeituras de São João do Polêsine e Restinga Sêca - Região Central do Estado do RS -, a Antonio Meneghetti Faculdade e a Fundação Antonio Meneghetti. Graças aos Projetos Flauta e Amigos do Violão, os jovens alunos têm aulas semanas de música como parte do currículo obrigatório das escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede pública desde municípios. Os projetos foram criados com o objetivo de contribuírem com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU.

No Theatro São Pedro, esses estudantes intepretaram a Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven e, em seguida, a composição Ninfa sulla finestra, do maestro italiano Antonio Meneghetti. Após a apresentação dos jovens músicos no Theatro São Pedro, foi exibido, pela primeira vez no Brasil, o documentário Antonio Meneghetti – Un Maestro dell’OntoArte, produzido pela Associazione Scuola Internazionale di OntoArte, da Itália.

A noite terminou em alto estilo: a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro apresentou composições de Antonio Meneghetti orquestradas especialmente para a ocasião. Entre estas: Forza dell’Oceano, Violenza di Campane e Coro, Danza degli Abissi, Corale di Campane e L’albero e Il Suo Cielo. A regência ficou por conta de Antonio Borges-Cunha e a orquestração das composições foi feita por Vagner Cunha.

Realizado pela Associação OntoArte, sediada no Recanto Maestro, distrito localizado na região da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul, o espetáculo teve o apoio do Ministério da Cultura e o patrocínio das empresas Calçados Beira Rio, Grupo Meta e Madem.

Compartilhe