Meritocracia e Liderança na III Semana Acadêmica da Antonio Meneghetti Faculdade

A III Semana Acadêmica da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) foi realizada, nos dias 5 e 6 de novembro, no distrito Recanto Maestro e teve como tema central a meritocracia, mas tratou também de empreendedorismo, gestão de negócios, tecnologia e desenvolvimento. O tema central é um dos mais atuais em debate no mundo dos negócios e, para discuti-lo, a Instituição trouxe palestrantes de peso. No dia 6, uma mesa redonda reuniu o técnico da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010 e craque do futebol brasileiro, Dunga; o presidente da empresa Puras – uma das maiores do setor de refeições corporativas do país, Hermes Gazzola; o professor universitário e consultor, Josemar Soares; o diretor do Departamento de Infraestrutura Turística da Secretaria Nacional de Programas do Desenvolvimento do Turismo, Roberto Bortolotto; e o coordenador geral de Gestão de Pessoas do Instituto Chico Mendes, Clayton Soares.

“Quanto maior o desafio, mais as pessoas crescem, têm mais iniciativa. Tem que ter humildade, determinação, trabalho e persistência para se realizar”, disse Dunga, enquanto explicava a aplicabilidade do conceito de meritocracia também para o esporte e a gestão de equipes de futebol. Hoje, a frente de um instituto beneficente que forma jovens por meio do esporte e de atividades culturais, Dunga elogiou o que viu na Antonio Meneghetti Faculdade. “Fiquei muito feliz quando cheguei hoje aqui, quando falava com os estudantes: a forma como eles falavam, a empolgação que tinham em relação ao trabalho, a educação que está sendo feita por eles, pelos professores e por todos”, contou.

A meritocracia, conceito relacionado ao alcance de sucesso profissional por meio do mérito de se atingir dia-a-dia ações construtivas no trabalho, esteve em debate também numa conversa aberta à participação do público, realizada na sexta-feira, dia 5. Convidados para esse debate, estiveram presentes os empresários Fernando Somenzi, diretor do Grupo Metro Office Corporate/Giroflex; Paulo Geremia, proprietário da rede de restaurantes Casa di Paolo; Letícia Batistela, advogada e proprietária do escritório de advocacia LB Consultoria Jurídica; Maria Alice Schuch, empresária e consultora e os acadêmicos da AMF Gabrielle Foletto, Marcos Pilecco, Ademir Knebel e Paula Bazzo, esta também Secretária Acadêmica da Faculdade e mediadora da conversa aberta.

O tema esteve em pauta ainda na palestra da Coordenadora do 8o CRE, Sra.Vera Laura Ferreira, e dos empresários e professores da AMF Soraia Schutel, administradora Recanto Maestro, e Wesley Lacerda, vice-presidente de uma das maiores empresas de Tecnologia da Informação do país, o Grupo Meta. A diversidade de vozes em torno do assunto da meritocracia demonstrou a atualidade do tema e a força que os jovens podem ter ao fazerem por merecer, trabalhando e estudando, um caminho de sucesso que pode ser iniciado já desde as salas de aula do ensino superior.

“Eu me construí estudando e trabalhando duro. Só tem um jeito de a gente crescer na vida, é trabalhar e se dedicar e tentar ser o melhor, não importa onde vocês trabalhem e nem para quem, vocês têm que se dedicar ao máximo”, deixou a lição o Sr. Hermes Gazzola, da Puras, durante sua fala na mesa redonda de encerramento do evento.

A programação contou ainda com uma Gincana realizada entre alunos de ensino médio de alguns dos municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana e Santa Maria. Entre as provas disputadas pelas jovens equipes esteve futebol feminino e masculino, paródia e provas culturais. O campeão geral da Gincana, ao final de disputas concorridas e animadas, foi a Escola Estadual Rui Barbosa (Pinhal Grande).

Entre as atrações culturais do evento, destaque para as apresentações do Grupo Atoque e Tambores do Vale, da banda marcial do Colégio Estadual Manoel Ribas e da interpretação de duas canções pelo jovem artista Gabriel Carrara acompanhado ao piano pelo Sr. Claudio Carrara. Os participantes do evento puderam ainda se inscrever em oficinas de Fotografia, Temperos e Aromas, Meio Ambiente, Sistemas da Informação, DJ e Maquiagem. No pátio central da AMF, estiveram expostos também os pôsteres dos artigos acadêmicos inscritos e selecionados para esta III Semana Acadêmica. Entre os nomes dos pesquisadores ali expondo seu trabalho, muitos estudantes da AMF que iniciam neste evento os primeiros passos como pesquisadores.

Para alguns destes acadêmicos, essa foi também a primeira experiência na organização de um evento deste porte. Toda a programação, inclusive o convite aos principais palestrantes, ficou a cargo dos alunos da AMF com o suporte dos professores e colaboradores da Faculdade. Com isso, eles conseguiram arrecadar mais uma parte da verba necessária para a viagem de formatura que farão ao se formarem. Os alunos dos cursos de Administração e Sistemas da Informação da AMF exercitaram nesta experiência o que aprendem em sala de aula sobre gerenciamento de pessoas e trabalho em equipes.

Por este formato diferente de evento, organizado todo pelos acadêmicos, a Semana Acadêmica da AMF fez parte do calendário internacional do Ano da Juventude da Organização das Nações Unidas, que visa promover os ideais de paz, respeito pelos direitos humanos e solidariedade entre gerações, culturas, regiões e civilizações. O Ano foi criado porque os países membros da ONU reconheceram nos jovens de todos os países um grande recurso humano para alcançar o desenvolvimento, mudança social positiva e inovação tecnológica.

Para quem tem interesse em fazer parte como estudante da AMF da próxima Semana Acadêmica da Faculdade, as inscrições para o Vestibular da Instituição já estão abertas. A prova será realizada no dia 18 de dezembro e mais informações estão disponíveis no site www.faculdadeam.edu.br ou pelo fone (55) 3289-1141.

Compartilhe