Liberdade de imprensa é tema de conferência no Recanto Maestro

Um conferencista italiano e outro brasileiro. Na plateia, russos, italianos, brasileiros e pessoas do Leste europeu. Todos ali para escutarem sobre um tema que é tão internacional quanto o público presente: será que existe liberdade de imprensa? O Acadêmico Professor Antonio Meneghetti, cientista italiano que confere nome a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), e o diretor presidente do Jornal Cidades do Vale, Sr. Roberto Cervo, falaram abertamente no dia 2 de janeiro, no Recanto Maestro, sobre o jornalismo de nosso tempo.

Falou- se das notícias, do rádio, TV, jornais, revistas e Internet, capazes de ditar aquilo que vai ser alvo de atenção da sociedade e aquilo que será ignorado. Para abordar tal tema, os conferencistas versaram sobre assuntos como o papel do jornalismo hoje, a mídia como quarto poder, a imprensa brasileira e do mundo, a existência (ou não) de uma liberdade de imprensa e a ética do jornalismo. O resultado foi uma exposição que permitiu aos presentes o desenvolvimento de seu senso crítico sobre a situação atual da comunicação social e uma visão mais clara do quanto as notícias e as informações que recebemos cotidianamente pelo noticiário nos influenciam.

O Acadêmico Professor Antonio Meneghetti abordou o tema tendo tanto o ponto de vista do cientista, com a formação de doutorado em Sociologia, Teologia e Filosofia e fundador da Ontopsicologia, quanto a experiência prática em textos publicados para grande imprensa. Ele é, por exemplo, colunista do principal jornal nacional chinês, sendo autor quinzenal convidado pelos editores deste veículo para discorrer sobre temas como política, cinema e artes.

Roberto Cervo é empresário do ramo de comunicação, fundador e coordenador da Rede de Comunicação Jauru, que hoje congrega rádios e o jornal Cidades do Vale. Foi por duas vezes presidente da Associação de Rádios e Televisões do Rio Grande do Sul, além de hoje ser presidente da Rede Gaúcha de Rádios do Interior.

Entre empresários, funcionários do setor público ou privado, estudantes, profissionais liberais e pesquisadores, as pessoas presentes conheceram mais sobre a credibilidade dos meios de comunicação, a responsabilidade presente no exercício da função de editor de um veículo de imprensa e a correspondência entre notícia e realidade. Para o Acadêmico Professor Antonio Meneghetti, as relações econômicas não podem ser dissociadas do jornalismo. “O jornalismo é um sistema econômico e depois se torna social”, diz. E acrescentou ainda, sobre o papel que o jornalismo hoje desempenha em nossa sociedade: “o jornalismo nunca teve na história um protagonismo assim elevado. A constituição cotidiana dos fatos é postulada pelos jornalistas”.

O Professor Meneghetti lembrou ainda a importância de uma busca do jornalista por formação e por desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de passar uma visão humana para suas notícias. Usou como exemplo o próprio jornal Cidades do Vale e do serviço de valor que presta para a comunidade local.

Para o presidente do Grupo Jauru de Comunicação, Roberto Cervo, os pontos levantados durante o encontro realizado no auditório principal da AMF são essenciais para que se possa exercer um bom jornalismo. Comentou ainda sobre o relacionamento entre a imprensa e o meio político. “Quem detém o poder tem que saber lidar com a imprensa, tem que saber dialogar com a imprensa”, explica ao abordar o tema dos políticos com a imprensa.

Por fim, ao dar exemplo de um jornalismo que procura contribuir na construção social, citou a importância da produção de notícias que valorizem os personagens que fazem movimentar o aspecto socioeconômico da região que é atendida por seus veículos. “Valorizamos o empreendedor no jornalismo que praticamos. Entrevistamos pessoas para que possam falar como conquistaram o sucesso, como chegaram lá", conta.

Ao final do encontro, os participantes puderam dirigir perguntas aos conferencistas e o fizeram. Também outros jornalistas presentes à conferência foram ouvidos para que se tivesse um amplo panorama de opiniões e visões de profissionais do meio acerca dos temas ali discutidos.

Matéria publicada no jornal Cidades do Vale, em 07 de janeiro de 2011.

Compartilhe