Lançamento do livro Pedagogia Ontopsicológica

Se por um lado percebemos a crise da pedagogia e dos sistemas pedagógicos, por outro lado nos perguntamos qual pode ser uma nova pedagogia para a sociedade futura?

A obra “Pedagogia Ontopsicológica”, recém lançada pela Ontopsicológica Editora Universitária, indica importantes direções para respondermos esta pergunta fundamental. Para o Antonio Meneghetti, autor da obra, educar é “formar o homem pessoa na função social. (...) O escopo pratico e educar o sujeito a fazer e a saber si mesmo: fazer uma pedagogia de si mesmo como pessoa li?der no mundo, educar um Eu lógico-histórico com capacidades e condutas vencedoras.” (p. 14).

Esta proposta pedagógica, já apresentada em sedes internacionais como a ONU e a UNESCO, não apenas descreve uma metodologia que sirva ao desenvolvimento do potencial integral humano, mas também como ganho de todo o composto social

O livro de Pedagogia Ontopsicológica expõe as bases científicas de uma pedagogia funcional para desenvolvimento global do homem em seu contexto. É uma pedagogia em que se atua o protagonismo responsável em função de um ganho de mais ser e, assim, de exercício de inteligência em crescimento progressivo e continuo. É uma pedagogia que leva a consciência a entrar descalça na escola da vida e que encoraja o humano a se tornar pai e mãe de si mesmo, ou seja, de reencontrar-se com aquele princípio que dá a logica otimal de seu existir.

Por Estela Giordani, doutora em educação(UNICAMP)

Mais informações sobre a obra: www.ontopsicologia.com.br.

Compartilhe