Inauguração da Cátedra de Ontopsicologia na Universidade Estatal de São Petersburgo

Universidade Estatal de São Petersburgo é uma das mais antigas e prestigiosas universidades da Rússia. Fundada em 1724 por Pedro, o Grande, é composta atualmente por 20 faculdades e 11 institutos de pesquisa, conta com mais de 25.000 alunos, 2.000 doutorandos, cerca de 5.000 pesquisadores e mais de 40 membros da Academia Russa de Ciências e Instrução. A instituição formou 8 ganhadores do prêmio Nobel: Ivan Pavlov (Fisiologia e Medicina, 1904), Ilya Mechnikov (Fisiologia e Medicina, 1908), Nikolay Semeonov (Química, 1956), Lev Landau (Física, 1962), Aleksandr Prokhorov (Física, 1964), Wassily Leontief(Economia, 1973), Leonid Kantorovich (Economia, 1975) e Joseph Brodsky (Literatura, 1987).

No arco de três séculos da sua história, a Universidade Estatal de São Petersburgo adquiriu uma rica experiência de colaboração internacional no âmbito da ciência, instrução e cultura. Entre essas interações, destaca-se a colaboração com a Associação Internacional de Ontopsicologia, que iniciou na década de 90, quando o Acadêmico Professor Antonio Meneghetticonheceu sumidades da escola psicológica russa como B. Lomov, A. Krylov, J. Zabrodin entre outros.

Foram mais de 10 anos de análise e verificação dessa jovem ciência pela rigorosa e tradicional academia russa. Em 2003, foi inaugurado o programa de magistratura em Ontopsicologia sob a direção da Prof.a N. Grishina, com o escopo de preparar especialistas com alta qualificação no âmbito da Ontopsicologia. O Ministério da Instrução Russa reconheceu a Ontopsicologia como “um novo endereço científico-prático, dentro da psicologia moderna, que representa a síntese das abordagens evolutivas e diferenças individuais e é voltado à descrição integral da vida do homem e do devir da sua individualidade”.

A teoria-base da Ontopsicologia foi então inserida na nova edição do “Manual de Psicologia Geral” aprovado pela Comissão para a Garantia Metódica do Ministério da Instrução Russa e aconselhado pelo Ministério da Educação a todas as faculdades universitárias onde são ativados os cursos de psicologia e a todos os institutos de ensino superior da Federação Russa.

Em 27 de maio de 2004, na Aula Magna do Palácio dos Doze Colégios – o edifício administrativo principal da Universidade Estatal de São Petersburgo – na presença do Acad. Prof. A. Meneghetti, da Reitora da Universidade L. Verbitskaja e da Decana da Faculdade de Psicologia L. Tsvetkova, além da participação de centenas de acadêmicos, professores, estudantes e pesquisadores provenientes da Rússia, Itália, Europa e América Latina, ocorreu a inauguração solene da Cátedra de Ontopsicologia. 

 “A humanização da ciência é o caminho para a humanização de toda a sociedade.
Na nossa realidade, somente a ciência ontopsicológica pode realizar tal tarefa.”
Prof. Liudmila A. Verbitskaja – Reitora da Universidade Estatal de São Petersburgo

Para mais informações sobre o programa de especialização da Cátedra de Ontopsicologia, acessar o site da Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo.

Compartilhe