II Seminário Mediação & Sociedade e I Competição de Mediação Empresarial da AMF

Aconteceu no Recanto Maestro, em junho de 2017, nos dias 09, 10 e 11, o II Seminário Mediação & Sociedade e I Competição de Mediação Empresarial da AMF. Sua primeira iniciativa, idealizada pelos alunos do 3º semestre/2016 de Direito da AMF, foi composta por um evento, realizado nos dias 10 e 11 de junho de 2016, contando com a presença de 6 palestrantes de renome nacional, abordando o tema e as práticas da mediação. Na segunda edição, estiveram 16 profissionais de referência nacional e internacional no tema Mediação e Negociação.

A profissional Fernanda Levy, que é mediadora e advogada com 30 anos de experiência em gestão de conflitos cíveis e empresariais,  proferiu a palestra magna,  na qual abordou o tema “Como indivíduos e empresas podem usar a mediação para transformarem a si mesmos e as suas relações sociais e econômicas”. Ainda na abertura pronunciaram-se o Sr. Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira-Rio e a Sra. Helena Biasotto, diretora da AMF. Os temas foram aprofundados por meio de workshops realizados pelos seguintes profissionais: Ana Luiza Isoldi, Ana Valéria Silva, André Jobim, Asdrúbal Júnior, Claudia Grosman, Dulce Nascimento, Marcelo Girade, Nazareth Serpa, Patricia Fuoco, Paul Mason, Ricardo Dornelles, Simone Bastos e Vivien Lys.

Participaram do evento cerca de 300 pessoas, em sua grande maioria alunos da Antonio Meneghetti Faculdade, contando ainda com a presença de profissionais indicados pela OAB-Santa Maria e alunos de demais Instituições do Ensino Superior, competidores e professores-treinadores de outras instituições da Quarta-Colônia e de outros estados.

No sábado à tarde, deu-se início à Competição de Mediação Empresarial que envolveu 32 alunos, subdividos em 5 equipes de mediação e 8 de negociação, sendo: três times da AMF (RS), três times do Instituto Presbiteriano Mackenzie (SP), três times da UFRGS (RS), dois times da Universidade de Passo Fundo (RS), um time da UNA (MG) e um time da FMU (SP). Composta por Eliminatórias, Semi-Finais sucessivas realizadas no dia 10 e a Final no dia 11, a Competição teve como vencedores na categoria Mediação o time da UFRGS e da Mackenzie, respectivamente primeiro e segundo lugares. Na categoria Negociação, o prêmio de primeiro lugar foi para a UNA e segundo lugar para o UFRGS.

A fim de representar os personagens detentores do caso da competição, os alunos de Administração da AMF foram convidados a participar. Ao todo foram dez alunos envolvidos, durante três meses, atuando como os “empresários” do caso da competição, elucidando dúvidas de seus advogados, por intermédio da Comissão Organizadora da Competição. Estes alunos, privilegiados por terem sido escolhidos, desenvolveram a competência de resolver conflitos empresariais por meio de uma forma extrajudicial de resolução que, certamente, se trata de um adicional frente aos concorrentes que não compuseram uma Mediação. Cerca de 24 alunos do curso de Direito participaram da organização do evento, sendo 18 do segundo semestre e 6 do quinto. Estes alunos aprimoraram suas habilidades de comunicação, trabalho em equipe, condução de eventos, recepção, gestão financeira, captação de recursos, organizando divulgação, atendimento e recepção ao público e aos palestrantes, além de prover suporte no decorrer do evento.

O evento, como um todo, de intenso valor e conhecimento compartilhado, agregou novas experiências aos que participaram e que puderam  interagir com os grandes nomes da Mediação, além de atualizarem-se acerca do tema e, no que  tange à Competição, receber feedbacks construtivos com relação ao desempenho demonstrado nas sessões de Mediação. Destarte, o crescimento ocasionado aos alunos que fizeram parte da organização deste evento, os quais puderam vivenciar, diretamente, grandes dias no mundo da Mediação.

#AconteceuNoRecanto  #Notícia #Evento

Compartilhe