Fundação e Faculdade Antonio Meneghetti apresentam seus projetos na Rio+20

A Fundação Antonio Meneghetti, sediada no distrito Recanto Maestro, região centro do Rio Grande do Sul, Brasil, participou como organização da sociedade civil credenciada na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável entre os dias 20 e 22 de junho. Cerca de 20 pessoas foram membros da comitiva da Fundação, entre eles, representantes da Antonio Meneghetti Faculdade, Revista Performance Líder e Recanto Maestro. Os participantes desse grupo eram estudantes universitários, professores, pesquisadores acadêmicos, gestores, jornalistas e empresários com forte atuação no mercado brasileiro. A aluna do curso de Direito da Faculdade, Adriana Goltz, foi sorteada entre os estudantes e também estava na comitiva.

A principal atividade protagonizada pela Fundação Antonio Meneghetti durante a Rio+20 foi a realização de um encontro aberto ao público, no dia 21 de junho, em sala do pavilhão de Major Groups - parte do espaço oficial da Rio+20, no centro de eventos RioCentro. Entre os palestrantes, estavam empresários gaúchos como César Leite (Grupo Processor), Ari Foletto (Foletto Alimentos) e Reges Bonzatti (ASSESPRO/RS). Entre os temas em debate foram destaque a contribuição do agronegócio e da tecnologia da informação ao desenvolvimento sustentável brasileiro. Os estudantes do MBA de Agronegócio da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), Noelle Foletto e Marcelo Mariano da Rocha, apresentaram uma análise swot do agronegócio brasileiro elaborada especialmente para ocasião.

A Vice-Presidente da Fundação Antonio Meneghetti e Coordenadora Acadêmica da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), Soraia Schutel, apresentou o modelo de desenvolvimento sustentável utilizado no Recanto Maestro há mais de 20 anos e que tem apresentado resultados positivos para toda sociedade local, servindo de exemplo internacional de aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) e formação de jovens. Os projetos de pesquisa e extensão da AMF – muitos dos quais pautados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – foram apresentados pela Diretora da Faculdade, Helena Biasotto.

Na ocasião, foi apresentado ainda o livreto preparado especialmente pela Fundação Antonio Meneghetti para a Rio+20, o qual continha resultados dos debates realizados durante o seu I Congresso Internacional Responsabilidade & Reciprocidade: “Valores Sociais para uma Economia Sustentável” realizado, em novembro de 2011, no Recanto Maestro, como parte do calendário de eventos preparatórios para a Rio+20 na categoria Major Groups. O livreto contém a “Carta Recanto Maestro à Rio+20”, trazendo propostas advindas dos debates do Congresso Responsabilidade & Reciprocidade, sendo distribuído gratuitamente ao longo dos dias da Conferência tanto para o público em geral quanto para autoridades ali presentes.

Compartilhe