Encontro histórico entre Itália, Rússia e Estados Unidos

Em Lizori, em 14 e 15 de junho de 1987, aconteceu um Summit de Psicologia Científica entreAntonio Meneghetti, F. Barron e Alexej Matiuskin (Presidente da Associação dos Psicólogos da União Soviética, Diretor do Instituto Psicopedagógico da Academia das Ciências da URSS). Foi um encontro “histórico”, que colocava em discussão os estudos de psicologia americanos e soviéticos.

O encontro teve grandes resultados. Matiuskin foi o primeiro que levou seriamente a Ontopsicologia à Rússia. Além disso, o encontro deu início, através do contato de Barron, a uma colaboração com a Universidade de Santa Cruz, que tomou foram no ano sucessivo, na primeira Summer Session of Ontopsychology em Lizori.

Corriere dell’Umbria (7 de junho de 1987), em um artigo assinado por Sergio Milic, reporta “O objetivo é, desde já, declarado: explorar as novas fronteiras da psicologia aplicada, sobre a onda de um fecundo intercâmbio de opiniões. Neste campo, como destaca com orgulho Meneghetti, a Ontopsicologia já pulou etapas. Um importante aval dos argumentos deveria vir exatamente de Barron e Matiuskin, epônimos de uma ciência há tempos decaída no alvéolo social. O americano e o soviético conhecem e apreciam a bagagem de noções ´práticas´ acumuladas pelo colega italiano”.

E, em Lizori, graças a Antonio Meneghetti, o americano e o soviético falam de criatividade. Contemporaneamente, fora de Lizori, os Estados Unidos e a Rússia combatiam uma Guerra Fria.

Textos extraídos do dossiê Antonio Meneghetti: uma viagem de sucesso, publicado junto à revista Nova Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., n. 2, março 2008. pp.41-42.

Para maiores informações sobre este Summit, indica-se o texto Dalla patologia alla creatività: la sicura frontiera della psicologia, publicado na obra Psicoterapia e Società. Roma: Psicologica Editrice, 1989. pp.214-221

Compartilhe