Encontro de Meneghetti e Vidor

Parte II

Como um grande estudioso, que também empreita uma estrada nova, Alécio Vidor porta o pensamento de Antonio Meneghetti ao Brasil. De modo rigoroso, à altura daquele que, anos depois se consolidaria como um novo paradigma científico, começou a fomentar o primeiro grupo de estudos em Ontopsicologia, em solo brasileiro.

junto ao grupo de alunos, realiza em 1982, na cidade de Passo Fundo, a I Jornada Brasileira de Ontopsicologia, que foi coordenada por Vidor e operacionalizada por seus alunos, interessados por essa nova escola, tendo como temática "O cinema e o inconsciente". Em menos de um ano, o segundo evento público estava pronto para ser divulgado. Versou sobre "Teoria e as experiências em Ontopsicologia", realizada também em Passo Fundo a II Jornada Brasileira de Ontopsicologia. Passado um ano, a III Jornada Brasileira de Ontopsicologia aconteceu em Santo Ângelo, com o tema "Psicossomática sob a ótica Ontopsicológica".

Desde o início, sob orientação do Acadêmico Professor Antonio Meneghetti, as atividades de Ontopsicologia se desenvolviam no Brasil de modo consistente; a formação do corpo operativo era intensa e rigorosa. Muitos de seus integrantes também participavam e vivenciavam os ensinamentos diretamente de Antonio Meneghetti, nos congressos  de Ontopsicologia, desenvolvidos na Itália.

Como o número de estudantes crescia no Brasil, em 23 de fevereiro de 1985, Dr. Alécio Vidor e seus alunos decidem fundar a Associação Brasileira de Ontopsicologia —ABO. A partir de então, com uma base composta por profissionais e estudantes interessados pela Ontopsicologia, e estruturado o primeiro grupo operativo, foi possível construir o importante percurso da Ontopsicologia no Brasil.

CONTINUA....

Compartilhe