Congresso Internacional de Psicologia

Nos dias 25 e 26 de julho, na Cidade do Cabo (África do Sul), ocorreu o 30º Congresso Internacional de Psicologia, sediado no Centro de Convenções Internacional da Cidade do Cabo. Representantes internacionais da FOIL (Itália, Brasil, Alemanha e Rússia), uma delegação da Cátedra de Ontopsicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo, e representantes da Associação Internacional de Ontopsicologia e da Associação Europeia de Ontopsicologia apresentaram trabalhos científicos no evento.

No primeiro dia do evento, foram apresentados os trabalhos dos representantes da FOIL Internacional e da Cátedra de Ontopsicologia. O primeiro deles, intitulado “Life long learning para líderes: a contribuição ontopsicológica”, tendo a Drª. Pamela Bernabei (FOIL Itália) como organizadora e o Sr. Wesley Lacerda (FOIL Brasil), como debatedor, foi caracterizado por um afluxo de participantes entre os mais elevados de todo o congresso.

Os mais de 120 participantes demonstraram grande e contínuo interesse durante uma hora e meia de trabalhos, também apresentados pela Drª. Tatiana Vereitinova (FOIL Rússia) – “Life long learning segundo a Ontopsicologia para líderes em tempos da globalização” –; pela Drª. Pamela Bernabei (FOIL Itália) – “Criatividade em líderes empresariais” –; por Wesley Lacerda (co-autor com Dr. Fabrizio Brazzolotto, FOIL Berlim) – “Intuição e resultados: o conceito dual para os líderes” - e pela Drª. Gabriella Palumbo (FOIL Itália) e pela Dranda. Soraia Schutel (FOIL Brasil) – “O quid da economia: a relação funcional sujeito-objeto”.

No segundo dia de Congresso, os representantes da Associação Internacional e da Associação Europeia de Ontopsicologia fizeram suas apresentações. A Drª. Marina Capasso expôs o trabalho “Imagem e inconsciente: a contribuição ontopsicológica para a análise onírica”, expondo os elementos da metodologia ontopsicológica, únicos no panorama científico atual, que há 40 anos permitem utilizar o sonho como uma ferramenta de diagnóstico acerca da forma com que o sujeito conduz a própria existência.

Já a Drª Gabriella Palumbo interveio em uma sessão de caráter clínico com o trabalho “Esquizofrenia patológica ou problema existencial? A visão ontopsicológica”, apresentando a abordagem ontopsicológica para tratar a esquizofrenia.

Em todas as apresentações, a resposta em termos de participação e de interesse em relação às temáticas propostas foi de considerável relevância, demonstrando que a abordagem ontopsicológica pode trazer novas e concretas contribuições para a atuação profissional, tão esperadas e buscadas em eventos científicos internacionais desse porte.

Compartilhe