Congresso histórico na AMF debate a responsabilidade e a reciprocidade

Por dois dias (4 e 5 de novembro), na sede da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), reuniram-se centenas de estudantes, empresários, pesquisadores, membros de organizações não-governamentais, autoridades políticas, representantes de toda região da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul, do Estado, do País e também autoridades internacionais para pensarem juntos sobre o tema da Responsabilidade Social, Reciprocidade, e Sustentabilidade.

Uma programação plena de atividades que foi aberta pela exibição da conferência em vídeo concedida com exclusividade pelo Senador Cristovam Buarque para este Congresso Internacional Responsabilidade e Reciprocidade: Valores Sociais para uma Economia Sustentável. Falando sobre o tema “As cores da Economia”, o Senador disse que sustentabilidade é um conceito que ainda deve ser aprofundado, que precisa ser inventando. “Não há um consenso e nem há a totalidade do assunto: a sustentabilidade na sua plenitude. Não apenas no sentido de depredação da natureza, mas no ponto de vista das relações humanas. Como são as relações humanas sustentáveis? As relações humanas com conflitos não são sustentáveis. Têm que ser relações humanas em paz para serem sustentáveis. Hoje em dia tudo isso ainda é especulação, não há uma doutrina da sustentabilidade” explicou o Senador.

Um conceito que parece tornar-se realidade na prática exposta por palestrantes como Marlene Zandonadi, do Instituto Jutta Batista da Silva, Maurien Randon, do Instituto Elisabetha Randon, José Francisco Miranda da Cunha, da Fundação Projeto PESCAR e Maria Cecília Kother, do Instituto MC Educação Social. Cada um, a sua maneira, aplicando ações práticas em busca de um mundo mais sustentável, ensinando a todos sobre o valor que ações de responsabilidade social podem tomar no cotidiano dos cidadãos. São também os exemplos apresentados por empresários cônscios de que, por meio da sustentabilidade, podem levar os seus empreendimentos mais longe, como Carlos Gennari, da Associação Brasileira de Construção Ind. de Concreto, Edna da Silva, da Holding Partsil S/A, Juarez Piva, da PIVA Comércio e Indústria Ltda e um dos criadores da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (realizada no Rio Grande do Sul) e César Leite, do Grupo Processor, também falando como diretor da Fundação Antonio Meneghetti.

Por meio do tema “O Brasil em um Contexto de Desenvolvimento Sustentável”, o agronegócio entrou em pauta no Congresso, levando também a reflexão sobre uma economia verde. Debateram sobre este tema, o Deputado Federal Nelson Marchezan Jr., o Presidente da AgroFoletto, Almir Foletto, o pesquisador da Diretoria de Planejamento Territorial da Presidência da República, Arnaldo Carneiro Filho e do Vice-Presidente de Finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Ademar da Silva Jr. Segundo Arnaldo Carneiro Filho, o Congresso trouxe temas oportunos “boas palestras, belas experiências no Brasil, fiquei encantado.”

Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, Maurício Medeiros também esteve presente para relatar sua experiência como gestor desta que é uma das mais antigas fundações empresariais do Brasil mantida pela Organização Odebrecht e que tem como missão a educação de jovens, atuando na implantação de sustentabilidade socioambiental na Área de Proteção Ambiental do Pratigi, localizada na Bahia. “As trocas são muito boas. Todas as experiências são muito válidas, cada uma no seu espaço, nas suas realidades. O Congresso traz isso, traz esta reflexão. Nós juntos na busca do que é o certo”, disse Maurício Medeiros. 

Artigos acadêmicos - mais de cem - de todo o país, foram apresentados, em diferentes salas de debates, sobre cinco linhas temáticas pré-definidas para o Congresso.  A reflexão teórica também esteve presente na discussão sobre Ética e Responsabilidade que reuniu o Doutor em Letras e livre-docente Donaldo Schuler, da UFRGS e PUC-RS, o Desembargador (de 1988 a 2000) Décio Erpen, hoje ainda contribuindo com o campo do Direito e o advogado trabalhista empresarial, Ricardo Gomes, do Instituto de Estudos Empresariais. Juntos levaram a platéia a pensar sobre o verdadeiro sentido de ser ético e responsável em uma sociedade voltada para a valorização do ser humano e do diálogo.

O encerramento do evento se deu com a presença de palestrantes internacionais. A responsável sênior do Setor de Relações Públicas do Impacto Acadêmico – programa da divisão de extensão do departamento de informações públicas da Organização das Nações Unidas (ONU) - Nathalie Leroy. Ela trouxe informações sobre este programa da ONU que reúne instituições de ensino superior em torno de objetivos comuns, entre os quais o desenvolvimento sustentável. O tema Responsabilidade e Reciprocidade recebeu atenção da mesa redonda final da programação com a presença de Victoria Dimitrieva, Diretora da Cátedra de Ontopsicologia junto a Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia), Pamela Bernabei, Sócia-Gestora do Centro FOIL (Itália) e Consultora FOIL Internacional, Roberto Argenta, Presidente da Fundação Antonio Meneghetti e da Calçados Beira Rio e Wesley Lacerda, Diretor da Fundação Antonio Meneghetti e Vice-Presidente do Grupo Meta.

O Congresso Responsabilidade e Reciprocidade consta do calendário de eventos internacionais que preparam a sociedade para os debates que serão realizados na Rio+20, estando disponível no site desta Conferência na categoria “grupos majoritários”. O Congresso apoiou ainda outros movimentos da ONU como o Pacto Global, o Impacto Acadêmico, e a Década das Nações Unidas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Contou como o apoio do Ministério do Meio Ambiente, Governo do Rio Grande do Sul, Governo de Santa Catarina, Assembléia Legislativa do Estado do RS, Prefeitura de São João do Polêsine, Prefeitura de Restinga Seca, além de órgãos e entidades representativos de diferentes setores da sociedade. A realização foi da Antonio Meneghetti Faculdade, Associação OntoArte e da Fundação Antonio Meneghetti.

Compartilhe