Concertos do Maestro Antonio Meneghetti no Brasil

O Maestro Antonio Meneghetti apresentou suas obras musicais em duas performances recentes no Brasil. Os concertos para órgão e piano foram realizados nos dias 26 de dezembro de 2009 e 01 de janeiro de 2010 no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro.

Nos últimos anos, Meneghetti tem se apresentado em importantes instituições musicais e culturais em várias partes do globo, com destaque para o Castel del Ovo (Nápoles), o Auditorium Parco della Musica (Roma), o Salão Branco do Palácio de Peterhof (São Petersburgo), a Ópera Nacional (Riga) e o Teatro Estatal Acadêmico de Ópera e Balé (Ecaterimburgo).

Condecorado por três vezes com o Prêmio Cultura por parte do governo italiano, membro do Senado Acadêmico da Academia Internacional de Arte Moderna, o discurso artístico do Maestro Antonio Meneghetti surge de uma consumação daquilo que se ensina nas mais sérias academias, e como ele mesmo afirma: “na música se deve decidir: se quer viver sobre espaços em avanço sem destruir o precedente, ou se deve criar um novo universo”.

De fato, a sua música, que o torna afirmado e requisitado concertista no mundo, considera rigorosamente todas as formações musicais: da técnica percussionista à espiritualidade do gregoriano, da metafísica da música indiana ao coral polifônico, sem esquecer de modo algum a orquestração clássica e relativa composição e decomposição.

Destas premissas, Meneghetti desenvolve uma arte musical própria, que respeita os cânones acadêmicos clássicos e que ao mesmo tempo não é separada de uma aparente improvisação. Esta última é uma ruptura, que segundo o Artista é o “instrumento” por excelência com o qual andar além dos “dois horizontes” considerados insuperáveis por Bach e com o qual colher, momento a momento, o pathos musical.

E então, como Meneghetti afirma: “ Com o movimento no ‘terceiro horizonte’ a música não é inventada, mas reencontrada junto ao homem que sabe escutá-la. A música é ação da alma, é uma ordem de vida que liricamente corteja os nossos sentimentos”.

Trechos sobre o artista e a sua música extraídos da reportagem publicada no jornal “Telegraf”, em 16 de abril de 2007, por ocasião do concerto de Meneghetti na Ópera Nacional de Riga. Esta matéria foi reproduzida na revista Nova Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., n. 2, março 2008. pp.98-99.

Compartilhe