Associação Internacional de Ontopsicologia no IX Congresso Mundial de Psicomotricidade

No dia 8 de maio a Associação Internacional de Ontopsicologia – AIO participou do IX Congresso Mundial de Psicomotricidade, realizado em Verona (Itália). O evento, que este ano abordou o tema “As inteligências do corpo: a psicomotricidade para o bem-estar psíquico da pessoa”, e que ocorreu de 6 a 9 de maio de 2010, no Palazzo della Gran Guardia, registrou cerca de 400 participantes, 90 relações organizadas em 20 sessões em 5 línguas oficiais (italiano, inglês, francês, espanhol, português) e 20 laboratórios práticos.

A apresentação da delegação da Associação Internacional de Ontopsicologia, intitulada “Da percepção visceral à sanidade psicocorporal” foi exposta pela Dra. Marina Capasso, médica cirurgiã, que descreveu a avançada contribuição científica da Ontopsicologia em matéria de prioridade do cérebro visceral sobre aquele craniano, conceito já exposto há 30 anos e que hoje começa a ser aceito pela pesquisa neurogastroenterológica. Na sequência, a Dra. Maria Rita Scattone, logopedista, descreveu a Melolística como técnica psicocorpórea e instrumento de intervenção voltada à recuperação do contato com a própria inteligência visceral, com particular atenção ao papel da figura do melolista.

Informações sobre as atividades do congresso podem ser encontradas nos sites do Centro Italiano de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Motricidade e da Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxamento.

Informações extraídas do Site da Associação Internacional de Ontopsicologia.

Compartilhe