Apresentação sinfônica, realizada no Recanto Maestro

Na noite de sábado, dia 28 de Dezembro de 2013 o público lotou o auditório da Antonio Meneghetti Faculdade para assistir ao concerto “Metaphisica Sinfônica Coral”, onde a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, de Porto Alegre, acompanhada por um coral de cem vozes, interpretaram composições de Meneghetti. O auditório não comportou todo o público, que acompanhou o concerto de outra sala, através de telões. A apresentação já serviu para a produção de um DVD especial com as músicas.

A obra de Meneghetti teve a releitura e orquestração de Vagner Cunha. A regência foi do conhecido maestro Antonio Carlos Borges-Cunha e a direção artística de Cláudio Carrara. Eles tiveram a orientação do próprio compositor Meneghetti que, antes de morrer deu todas as coordenadas para a apresentação. Segundo Alécio Vidor, embora ele já não esteja mais presente, esta foi a última obra deixada por Meneghetti, já que foi ele que planejou como tudo deveria ser.

Com a presença de três músicos da família Guerra, da região da Quarta Colônia, que integram o corpo da Orquestra, e com a participação especial da internacional soprano Carla Mafioletti, do famoso corpo musical de André Rieu, o espetáculo, cujo ingresso era gratuito, contou com a presença desde artistas, intelectuais, crianças, colonos da região e visitantes de outros estados e países. Pela diversidade de culturas, os trajes eram os mais variados. Smoukings e gala requintada conviviam com trajes esportivos despojados. Crianças e adultos, em silêncio, deixavam-se envolver por vozes e instrumentos numa harmonia musical e espiritual.

A qualidade do concerto fez com que o público aplaudisse de pé por vários minutos. E os comentários eram os melhores possíveis. A cantora Vitória Mário, conhecedora desse gênero musical, disse que este teria sido um dos melhores concertos musicais realizado no Brasil, integrado por um corpo de brasileiros.

Eva Sopher, madrinha da Orquestra de Câmara, depois de aplaudir longamente, deu sua opinião: belíssimo, belíssimo, belíssimo… Minha grande paixão é a Nona Sinfonia de Beethowem. Esta parece ser a Décima”, diz ela, com a autoridade de ser uma das maiores conhecedoras deste gênero musical.

Matéria publicada no Jornal A Razão, em 30.12.2013.

Compartilhe