AMF promoveu simpósio internacional sobre o futuro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Um domingo dedicado a discutir o futuro do desenvolvimento sustentável no planeta. Com uma pauta alinhada aos debates de ponta do cenário mundial, a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) ofereceu à região, no dia 16 de fevereiro, o simpósio internacional “Não deixando ninguém para trás: o caminho de evolução – meritocracia”, promovido pela AMF em parceria com a Associação Internacional de Ontopsicologia, em colaboração com a Association Internationale des Conseils et Economiques ed Sociaux similaires Institutions (AICESIS) e BAR International Association of Organizations (BAIGO).

O simpósio contou com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e esteve alinhado ao tema que está sendo trabalhado em 2014 no Conselho Econômico e Social da ONU: “Endereçando desafios atuais e emergentes para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em 2015”.

 Apesar de esses temas parecerem distantes, o que os participantes puderam ver nas mais de quatro horas de palestras e debates é que se trata de assunto que diz respeito a cada cidadão do planeta e que suas ações locais podem fazer a diferença para o mundo. Cerca de 400 pessoas assistiram entusiasmadas ao diálogo multicultural - estavam presentes representantes de Itália, França, Argélia, Canadá, China, Bangladesh e Brasil - que se colocou no auditório da AMF, instituição localizada na Quarta Colônia de imigração italiana no estado do Rio Grande do Sul (Brasil) naquela manhã e tarde, de modo gratuito e aberto para a comunidade.

 Entre os palestrantes estiveram a Representante da AICESIS para Nações Unidas e Conselho Econômico e Social, PhD Hanifa D. Mezoui, que falou sobre o tema que liderou a mesa redonda com o tema geral "Além dos Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio: Como alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável num ambiente global crítico”. Nesse contexto, cada participante do painel falou sobre um subtema de sua escolha. O chefe do Setor de ONGs do ECOSOC da ONU, Andrei Abramov, abordou o “Impacto da Sociedade Civil, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável"; o chefe do Impacto Acadêmico da ONU, Hasan Ferdous, abordou “O Impacto Acadêmico da ONU, além dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”; o especialista em Responsabilidade Social Corporativa e Direitos Humanos, François Loriot, tratou dos “Desafios dos Direitos Humanos, além dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio"; a fundadora do Fórum de Sustentabilidade Visão 2050 Shangai, Jacylyn Shi, falou sobre “Além dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o impacto da Responsabilidade Social Corporativa"; o conselheiro da Fundação Antonio Meneghetti, professor da AMF e diretor executivo da FOIL Brasil, Wesley Lacerda destacou “Recanto Maestro: um distrito como um projeto fomentador de inovação para promover mundialmente a implantação dos ODMs” e a representante da Associação Eslava de Ontopsicologia e da Cátedra de Ontopsioclogia da Universidade Estatal de São Petersburgo, Tatiana Vereitinova, contou aos presents sobre os projetos correlatos aos ODMs que essas entidades atualmente desenvolvem na Rússia baseados na pedagogia ontopsicológica.

 Antes desse momento, uma mesa de boas-vindas contou com as falas dos prefeitos de São João do Polêsine, Valserina Gassen, Silveira Martins, Rozimar Bolzan e o prefeito em exercício de Restinga Sêca, Derli Paul. A diretora da Antonio Meneghetti Faculdade, Helena Biasotto, o presidente da Fundação Antonio Meneghetti, Roberto Argenta e a representante da Associação Internacional de Ontopsicologia, Pamela Bernabei, também proferiram suas falas de boas-vindas.

Em um dos momentos mais emocionantes do evento, na parte da tarde, os estudantes da AMF encontraram-se com os palestrantes num espaço diferente, o anfiteatro ao ar livre da faculdade. Ali, integrados com a natureza, foram convidados pelo representante do Impacto Acadêmico, Hasan Ferdous, a refletirem sobre o que poderiam fazer – em suas realidades – para mudar o mundo. Após um bate papo de cerca de vinte minutos, os alunos deram-se conta de que eles também podem ter voz ativa no ambiente diplomático das Nações Unidas.

 O Recanto Maestro foi escolhido para esse encontro por seu histórico de ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Como projeto empenhado na promoção da educação e sustentabilidade, foi já apresentado em diferentes ocasiões junto à ONU, tais como na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 (2012); o encontro “The New BRICs youth generation and their future social esponsability in globalised world” (organizado na sede da ONU, em Genebra, em 2011) e a Innovation Fair da Annual Ministerial Review do ECOSOC da ONU (2007). Esse simpósio, realizado no dia 16 de fevereiro na AMF, fez parte de uma série de conferências ministradas pelas entidades participantes para que mais pessoas participem e tenham consciência do processo dos ODMs, do futuro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da contribuição que a Ontopsicologia pode trazer nesse contexto.

Saiba mais

Os ODMs foram lançados, em 2000, durante a Cúpula do Milênio em documento assinado por 198 países membros da ONU. Até 2015, esses se comprometeram a tomar ações práticas para atingir oito objetivos: 1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2 - Educação básica de qualidade para todos; 3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4 - Reduzir a mortalidade infantil; 5 - Melhorar a saúde das gestantes; 6 - Combater o HIV/ AIDS, a malária e outras doenças; 7 - Garantir a sustentabilidade ambiental; 8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento. Com o final do prazo para alcance dos ODMs se aproximando, a agenda de desenvolvimento mundial da ONU agora realiza discussões para identificar pontos complementares aos ODMs que podem compor os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que deverão suceder os ODMs.

O simpósio na AMF foi realizado em colaboração com a AICESIS e a BAIGO. O evento apoiou o movimento Impacto Acadêmico/ONU, Pacto Global/ONU, Princípios para a Educação em Gestão Responsável, a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o Movimento Nós Podemos RS e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Para saber mais sobre as ações da AMF ligadas aos ODMs, confira: www.portalodm.faculdadeam.edu.br

Por Clarissa Miranda, Assessoria de Imprensa AMF

Compartilhe