Acad. Prof. Antonio Meneghetti recebe título na Ucrânia

Acolhido na qualidade de notória personalidade científica e fundador da escola ontopsicológica, o Acad. Prof. Antonio Meneghetti visitou a Ucrânia, onde realizou um seminário de dois dias sobre o tema “Identidade, Sociedade, Ação”.

A primeira parte do evento foi realizada no recém-inaugurado Centro Ecobiológico “Vitolga”, localizado na região de Cerkasy. A segunda parte ocorreu em 18 de outubro de 2009 na Universidade de Economia e Direito de Dnepropetrovsk (DUEP). Nesta ocasião, o Prof. Meneghetti recebeu o título de Professor Honorário do Instituto Universitário.

A DUEP, fundada em 1993 como Academia de Management, Business e Direito de Dnepropetrovsk (na época denominada DAMBL), é uma estrutura universitária privada reconhecida pelo Ministério da Ciência e Educação da Ucrânia (como quarto e máximo nível para a ordem ucraniana). Especializada em formação em Negócios, Finanças, Contabilidade, Marketing, Direito e Interpretação, abriu desde 2007 a formação em Psicologia. A instituição hospedou em setembro de 2008 o Fórum Internacional dos Prêmios Nobel em Economia, quando foi celebrada a inauguração da fundação sem fins lucrativos “Alfred Nobel Planet”.

À conferência do Prof. Antonio Meneghetti estavam presentes as seguintes autoridades: Svitlana Kozhushko (Doutora em Filologia, Professora Associada da DUEP, Diretora do Departamento de Línguas Estrangeiras), Boris Kholod (Fundador e Reitor da DUEP, emérito estudioso da Ucrânia, Diretor do Departemento de Economia Empresarial, já foi Vice-ministro da Instrução e Ciência da Ucrânia, atualmente é Chefe do Conselho Nacional da Ucrânia para a Difusão Radiotelevisiva), Ivan Kylichenko (Prefeito de Dnepropetrovsk), Anatoliy Zodoya (Primeiro Vice-reitor, Professor e Emérito Pedagogo da Ucrânia, dirige o Departamento de Economia Internacional e Teoria Econômica), Nataliia Zinukova (Doutora em Pedagogia, Professora Associada da DUEP, dirige o Departamento de Teoria e Prática de Tradução e Interpretação), Sviatoslav Olinkin (Deputado da Ucrânia).

O evento teve ampla cobertura da imprensa ucraniana:

http://www.narodnapravda.com.ua/culture/4add71b5a191e/

http://ictv.ua/facts/news-suspilstvo/649026/

“Sempre amei a Ucrânia – declarou Antonio Meneghetti – e me desagrada que hoje este país não ocupe o primeiro lugar onde todos aqueles que a amaram a esperavam que estivesse. Sinto que a Ucrânia é densa de futuro, forte de futuro e considero que, entre dois ou três anos, começará a desabrochar como merece. A Ucrânia deve se desenvolver de modo próprio e não olhar nem para a direita, nem para a esquerda. (...) Os gênios sinceros do Humanismo sempre foram indivíduos, jamais uma parte da massa geral. Indivíduo é aquela pessoa que segue adiante. É preciso dar a possibilidade de criar instituições universitárias privadas. Deste modo, surgirá um intercâmbio de experiência que garante a observação dos princípios democráticos”. (trecho extraído e traduzido de uma matéria da imprensa local).

Informações do site da Associação Internacional de Ontopsicologia.

Compartilhe