Formação Interdisciplinar no Ensino Superior

    A pesquisa investigou um curso de Administração constituído a partir de uma proposta de formação interdisciplinar para verificar que resultados produz e que sentidos estes apontam num contexto de reformas do ensino superior. O curso visa preparar profissionais capacitados a atuarem no mercado globalizado. Perguntou-se: o projeto pedagógico e as práticas instituídas pelo curso estão superando os dilemas curriculares da formação do administrador no ensino superior? A opção metodológica foi pela abordagem qualitativa de estudo de caso sendo aplicado questionário aos acadêmicos e professores do curso. Os resultados evidenciaram a novidade da metodologia FOIL utilizada no curso nas dimensões do saber, fazer e ser em relação à: a) aprendizagem individual e social; b) identidade pessoal e profissional; c) interdisciplinaridade; d) inteligência formativa real e realizada. A investigação apontou importantes diferenciais que contribuem para a formação profissional nos cursos de graduação: está alicerçado em práticas institucionalizadas de formação continuada dos professores, ambiente de cultura internacional em que a instituição se insere, estrutura curricular, perfil da mantenedora (de atuação internacional), sobretudo, metodologia ontopsicológica que perpassa todos os semestres do curso.

    GIORDANI, E. M.; PANCERI, R. R.; MENDES, A. M. M.; SCHUTEL, S. Formação interdisciplinar no ensino superior. In: XII CONGRESSO DA ARIC, 2009, Florianópolis.