A experiência intercultural na formação de pós-graduação

    Uma instituição relevante na formação de uma cultura é indiscutivelmente a universidade. Através dela, na forma de didática, de relação professor-aluno, de relação com o saber e com o ensino encontramos a fotografia de um povo. Freqüentar uma universidade estrangeira, além de conhecer a nova cultura que essa apresenta, possibilita uma reflexão sobre os próprios modos, principalmente de estudo, de relação com o  saber e com o poder. Este trabalho é um relato analítico que investigou, mediante entrevistas semi-estruturadas, a experiência de um grupo de vinte brasileiros que freqüentaram um curso de especialização na Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia), concluído no ano de 2007. Os resultados possibilitaram, em primeiro lugar, uma aproximação na diversidade cultural que a globalização impõe; em segundo lugar, foi possível compreender o modo de ser do povo russo e conhecer melhor a própria identidade brasileira. A experiência foi considerada pelos entrevistados como fundamental para entender o impacto da globalização na perspectiva do indivíduo e sua relação com o país de origem, ao mesmo em tempo que permitiu, por meio da relativização dos estereótipos, adquirir novas e fundamentais competências.

    PETRY, A. M.; MENDES, A. M. M. A experiência intercultural na formação de pós-graduação. In: XII CONGRESSO DA ARIC, 2009, Florianópolis.