Portal corporativo para gestão do conhecimento: alinhando pessoas, informação e estratégia organizacional em uma instituição de ensino superior privada

    Esta pesquisa se propôs a investigar como desenvolver e implantar um portal corporativo para auxiliar na gestão do conhecimento em uma Instituição de Ensino Superior Privada, com base em pessoas, informação e estratégia organizacional. Tendo em vista as peculiaridades do contexto e do conhecimento acadêmico, mais especificamente, referiu-se a uma proposta de construção de um modelo conceitual de portal corporativo para a gestão do conhecimento no contexto acadêmico, tendo por base o conhecimento organizacional de uma instituição de ensino superior privada. De natureza quali-quantitativa, a pesquisa desta dissertação caracteriza-se como estudo de caso. Os objetivos foram alcançados por meio da combinação de duas linhas de ação: a primeira relacionada à construção teórica realizada com base na literatura, e a segunda constituída de questionário, aplicado aos colaboradores técnicoadministrativos da instituição de ensino superior privada (IESP). Com base nos métodos empregados, foi possível: a. levantar as necessidades informacionais e de conhecimento dos colaboradores da IESP; b. verificar como a informação e conhecimento são tratados na instituição de forma a estar articulado à estratégia organizacional; c. estudar os tipos de portais existentes; e d. estudar a informação e a gestão do conhecimento em instituições de ensino superior privadas. A partir desses resultados, foi possível delinear um modelo conceitual de portal para a gestão do conhecimento em sua vertente tácita e explícita no contexto acadêmico.

    WEBER, C. Portal corporativo para gestão do conhecimento: alinhando pessoas, informação e estratégia organizacional em uma instituição de ensino superior privada. 2010. 142 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.