A lição universitária: Ensino eficaz e percurso de formação dos docentes

    Esta pesquisa resulta de um profundo interesse na leitura da universidade. Ela está enraizada na experiência que me levou - primeiro como aluno e em seguida como professor - para entrar em contato com contextos de ensino superior e para os adultos, a nível internacional, profundamente diferente entre si. Isto estimulou uma curiosidade para aprofundar a investigação nesta área, para identificar as características peculiares que distinguem a maioria dos "exemplos eficazes" deste modo de didática ou melhor cumprimento das normas e orientações para Garantia da Qualidade no Ensino Superior Europeu Área Associação Europeia para a Garantia da Qualidade no Ensino Superior (ENQA), aprovado em 2005 e 2009 para Bergen e Lovanio, respectivamente - pelos ministros europeus de Ensino Superior dos países que pertencem ao processo de Bologna. Em particular, entre as linhas de orientação que você especificar, nominalmente: os professores são o recurso mais importante à disposição dos alunos; é, portanto, importante que aqueles que realizam atividades de ensino tem pleno conhecimento e compreensão do assunto que ensina e possuem competência e experiência de efetivamente transmitir seus conhecimentos para estudantes em uma variedade de contextos de aprendizagem, em seguida, obter feedback sobre suas atividades. As instituições devem assegurar que os procedimentos de seleção e nomeação professores fornece as ferramentas para garantir a posse do nível mínimo necessário de habilidades. Isso é relevante, considerando que os professores universitários italianos não são beneficiados por um curso de formação no ensino estabelecida por lei, embora na maioria dos países é coberta - em alguns casos obrigatória em forma - e também as normas e orientações acima mencionadas, enfatiza a importância. Ao corpo docente deve ser oferecida a oportunidade de atualizar e melhorar sua habilidade de ensinar. As instituições devem permitir que os professores menos experientes melhorarem a si mesmos para chegar à padrões aceitáveis, mas eles também devem ter os meios para remover do cargo os professores cujos resultados permanecem abaixo do limiar mínimo previsto. (Tese em italiano).

    CANGELOSI, A. A lição universitária: Ensino eficaz e percurso de formação dos docentes. 2010. 570 f. Tese de Doutorado (Doutorado em Pedagogia Experimental) - Sapienza Universidade de Roma. Programa de Doutorado em Pedagogia Experimental, Roma, 2010.