Projeto Flauta e Pedagogia ontopsicológica: promoção de saúde e educação musical

    Este trabalho analisa o Projeto Flauta e seus resultados: um projeto social de educação musical realizado com 140 crianças e pré-adolescentes, de 5 a 12 anos de idade. Neste projeto, flautas, alunos, professores e escola compõem um cenário onde a atividade musical favorece o desenvolvimento integral do ser humano, nos aspectos sociais, educacionais, físicos e psicológicos. Seu objetivo geral é realizar aulas de flauta doce, musicalização infantil, canto-coral e teoria musical, para alunos do município, visando promover o desenvolvimento das habilidades infantis através da educação musical, bem como incrementar, com estas atividades, a formação e a qualidade de vida dos alunos. Aprender a tocar um instrumento musical permite muito mais que produzir sons, permite a interação da criança com a música e atividades musicais, consolidando o desenvolvimento criativo, ético, estético e cognitivo do ser humano, para que o sujeito possa romper pensamentos prefixados, integrando emoções e sentimentos, auxiliando-o no desenvolvimento e no equilíbrio de sua vida afetiva, intelectual e social, enfim, sua saúde integral, e contribuindo para sua condição de ser pensante e criador. Neste sentido, a prática musical, o canto coletivo, a percepção e escuta musical, a atividade e a criatividade construídas nos fazeres musicais são indispensáveis à educação que pretende formar o cidadão e a consciência de cidadania (Sekeff, 2002). Além disso, o Projeto Flauta possui fundamentação teórico-metodológica nas premissas da pedagogia ontopsicológica, cujo escopo prático é “educar o sujeito a fazer e saber a si mesmo: fazer a si mesmo como pessoas líderes no mundo; educar um Eu lógico-histórico com capacidades e condutas vencedoras” (Meneghetti, 2005, p. 21). Em todas suas ações, com base nesta pedagogia, o Projeto ensina a responsabilização por si mesmo, por suas atitudes e sua vida aos alunos participantes, e incentiva o desenvolvimento e realização histórica. Para identificar os resultados do Projeto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória com 108 pais, 28 professores e 84 alunos, por meio de questionário previamente elaborado; utilizou-se análise do discurso e análise estatística para analisar as informações coletadas.

    WAZLAWICK, P.; SCHUTEL, S.; PORTELA, V. E.; CARVALHO, G. B.; BAZZO, S. Projeto flauta e pedagogia ontopsicológica: promoção de saúde e educação musical. In: XXXIII CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGÍA, 2011, Medellín.