Melolística e Melodance: uma pedagogia vívida entre jovens, corporalidade e música

    Este trabalho investiga a experiêcia de melolística e melodance com jovens que vivenciaram estes instrumentos de aplicação da ciência Ontopsicológica. O objetivo é evidenciar uma nova percepção e relação com a música, bom como os efeitos da mesma em relação ao conhecimento de si, do corpo, emoções e aspectos que indiquem sanidade e maior vitalidade do ser humano em suas diversas dimensões. A abordagem da pesquisa é qualitativa, com questionários (questões abertas e fechadas), e realização de entrevistas. A importância do estudo na área da música configura-se para o desenvolvimento de uma percepção voltada à identificação da funcionalidade de música para o ser humano, o qual deve se fazer presente nos âmbitos da educação musical e da formação de adolescentes/jovens, tendo em vista as diversas experiências vividas com a música no cotidiano. 

    WAZLAWICK, P.; BAZZO, P.; OLIVEIRA, G. R. Mololística e melodance: uma pedagogia vívida entre jovens, corporalidade e música. In: XII ENCONTRO REGIONAL DA ABEM SUL, 2009, Itajaí.