Inovação e empreendedorismo: Experiência de formação prática de jovens para fomentar resultados em gestão e sistemas de informação

    O trabalho analisa a formação empreendedora e de liderança de jovens no ensino superior universitário em seus períodos iniciais, a partir da formação técnica e no viés da metodologia ontopsicológica. Com a compreensão de como se dá a proposta e lógica de formação para o empreendedorismo, pautada em atitudes empreendedoras e do incentivo, fomento e incremento de novas ideias, criatividade e construção de novos projetos – nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior da Região Central do Rio Grande do Sul – realiza um amálgama de aspectos teóricos, princípios pedagógicos e resultados concretos obtidos com ações de ensino e extensão no curso de Sistemas de Informação e Administração da IES. O objetivo geral é analisar conceitualmente a visão de atitude empreendedora de jovens acadêmicos nas áreas de Sistemas de Informação e Administração, e documentá-la por meio do relato de uma ação prática de ensino & extensão realizada por um grupo de alunos na área de tecnologia da informação. Metodologicamente, com uma pesquisa qualitativa exploratória, percorre dois caminhos complementares: a) analisa a compreensão do conceito de atitude empreendedora, a partir da visão de acadêmicos de Sistemas de Informação e Administração; b) apresenta um breve relato de experiência de atividade construída pelos alunos, acadêmicos de Sistemas de Informação, no que tange à concepção e operacionalização de um campeonato de programação proposto e realizado pelos mesmos, orientados por docentes, registrando os resultados alcançados pelos jovens estudantes no que diz respeito a ações de empreendedorismo inovador.

    WAZLAWICK, P.; FLORÊNCIO, G. H.; VIEIRA, G. L.; VERARDI, N. L.; ROOS, R. E.; STEFANELLO, J. C. Inovação e empreendedorismo: experiência de formação prática de jovens para fomentar resultados em gestão e sistemas de informação. In: 4º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR, 2015, Santa Maria.