Estágio curricular supervisionado: as implicações das aprendizagens do fazer pedagógico no anos iniciais

    Na busca da dinamização e transformação da educação no âmbito do ensino superior, centra-se como parte deste processo as orientações referentes às práticas de estágio, o qual subsidia conhecimentos que se entrelaçam entre a teoria e prática (PIMENTA e LIMA, 2010; MENEGHETTI, 2007). A partir deste pressuposto, o presente trabalho versa sobre as aprendizagens construídas e solidificas por meio das orientações alicerçadas na disciplina ao longo do período de realização do estágio. Tendo como objetivo buscar compreender a forma de como se processa as aprendizagens e suas significações para as alunas estagiárias, dentro das especificidades do contexto social o qual cada um estava inserido. Este se constituiu nos espaços de escolas municipais, estaduais e particular. As orientações referentes ao estágio se deram no primeiro semestre do ano letivo de 2011, do curso de pedagogia Licenciatura Plena, com dez alunas estagiárias, do curso de pedagogia de uma IFES. As orientações foram realizadas na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. Nesse contexto utilizou-se como recurso metodológico as observações participantes realizadas nos dias que se seguiam das aulas de orientações, realizadas na universidade (as quais seguiram os princípios metodológicos da pedagogia ontopsicológica), bem como questionários aplicados junto às estagiárias e por fim entrevista com a orientadora. Pelos limites deste trabalho, analisamos aqui apenas as observações realizadas durante as orientações de estágio. Partindo dos nossos instrumentos teórico-metodológicos buscamos em meio a este processo estabelecer aprendizagens oriundas dos contextos formativos da universidade com a escola. As conclusões levantadas por meio desta pesquisa versam sobre as aprendizagens solidificadas foram em relação aos subsídios alicerçados sob os aspectos teóricos a fim de que estes complementassem as práticas pedagógicas e o autoconhecimento sob âmbito profissional bem como pessoal.

    GIORDANI, E. M.; SILVA, J. Estágio curricular supervisionado: as implicações das aprendizagens do fazer pedagógico nos anos iniciais. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2011, Curitiba.