Educação Para a Sustentabilidade no Contexto de um Curso de MBA

    O contexto atual tem sido marcado pela importância de se internalizar o conceito de sustentabilidade fazendo emergir novas demandas por profissionais capacitados a atuar em consonância com as preocupações econômicas, sociais e ambientais de forma integrada, exigindo modificações no âmbito da educação gerencial. Neste sentido o objetivo deste estudo baseou-se na compreensão de como a educação voltada para a sustentabilidade pode promover a criação de novos empreendimentos sustentáveis. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo. A unidade de análise reside em um curso de pós-graduação empresarial MBA, localizado no Rio Grande do Sul. A escolha do curso se deu de modo intencional, tendo em vista os importantes resultados que este tem obtido em termos de educação para a sustentabilidade. A coleta de dados utilizada deu-se por entrevistas individuais realizadas com os gestores dos empreendimentos e com a coordenadora da instituição e, também, análise documental. Conclui-se que a estruturação do curso possibilitou a abertura de novos empreendimentos, sendo investigados quatro casos ilustrativos de empresas desenvolvidas por alunos do curso, durante a realização do mesmo, verificando-se que a educação voltada à sustentabilidade pode contribuir ao desenvolvimento sustentável da região em que se insere.