Contribuição da pedagogia ontopsicológica em práticas educativas escolares

    Apresentamos a discussão teórica de um projeto de formação de professores ocorrido nos últimos cinco anos cujo objetivo foi contribuir com a correção e distorção do sistema educacional brasileiro que é o problema da evasão e repetência verificado nas escolas públicas municipais e estaduais. Ele está inserido em um projeto maior cujo objetivo é de cooperar para atingir os oito Objetivos do Milênio da Organização (ODM) das Nações Unidas (ONU) e diretamente diz respeito ao segundo ODM “Educação Básica de Qualidade para todos”. O projeto seguiu os princípios da pedagogia ontopsicológica que, com suas descobertas auxiliam na realização do potencial integral da pessoa do professor e do aluno por meio da prática educativa. As ações desenvolvidas foram: a) oficinas de formação inicial e continuada; b) atividades de orientação teórico-práticas; c) acompanhamento das ações por meio de pesquisas (questionários, registros, depoimentos, fotos, seminários de socialização, etc.). Embora a experiência abarcou um conjunto de práticas, neste trabalho nos limitamos a apresentar a discussão teórica visto que, esta concepção de pedagogia ainda é pouco conhecida no contexto educacional brasileiro. Neste trabalho explicitamos algumas premissas iniciais que colocam o desafio da mudança nas práticas educativas escolares e os princípios adotados ao longo do processo de formação de professores, visto que, temos percebido a sua contribuição e pertinência para auxiliar a prática docente nas escolas. A pedagogia ontopsicológica propõe o protagonismo, a ação inteligente do professor e aluno, na condução das práticas pedagógicas em sala de aula, podemos observar resultados que indicam que em ambos os sujeitos (professor e aluno) houve o empenho em transformar esta sua atividade em sucesso, aprendendo o valor da responsabilidade e do uso da capacidade intrínseca que existe em cada um para solucionar os seus problemas.

    GIORDANI, E. M.; CARDOSO, G. C. Contribuições da pedagogia ontopsicológica em práticas educativas escolares. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2011, Curitiba.