A função do jornalismo ao longo da história e as contribuições da visão humanista segundo a abordagem ontopsicológica para atividade jornalística contemporânea

    Este artigo centra-se em entendimentos da função do jornalismo ao longo da história e em como, na atualidade, a visão humanista do jornalismo segundo a abordagem ontopsicológica pode contribuir para reforço de valores originais da profissão. Partindo da constatação da importância social crescente que jornalismo desempenha nos dias de hoje e utilizando como metodologia a revisão bibliográfica, o trabalho delineia um panorama histórico do jornalismo e traz visões contemporâneas da sua função na sociedade. Como resultado, observa-se que a concepção humanista do jornalismo segundo a ótica ontopsicológica pode contribuir com a profissão, reforçando o papel central do jornalista – sujeito do fazer jornalístico – enquanto mediador de realidade, operador de consciência e promotor de valores humanos.

    MIRANDA, C.; SCHAEFER, R.; MEDEIROS, V. A função do jornalismo ao longo da história e as contribuições da visão humanista segundo a abordagem ontopsicológica para atividade jornalística contemporânea. In: 4º ENCONTRO DO NÚCLEO GAÚCHO DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 2012, São Borja.