A Contribuição da Metodologia Ontopsicológica para a Aprendizagem Individual e a Formação de uma Mentalidade Sustentável

    Este estudo propõe-se a compreender como se dá a formação com base na metodologia ontopsicológica, de jovens que estão sendo formados para serem futuros líderes empresariais em organizações situadas no Distrito Recanto Maestro, no estado do Rio Grande do Sul, que foi reconhecido pela ONU em 2008 como modelo se sustentabilidade e que contribui para o atingimento dos 8 Objetivos do Milênio. Nas últimas décadas, tanto os estudos de aprendizagem individual nas organizações como os estudos de sustentabilidade têm se intensificado e novas propostas e discussões surgiram. No entanto, a maioria dos estudos de aprendizagem são focados em grandes organizações e realizados principalmente com os cargos de chefia ou gestão e no campo da sustentabilidade, o discurso ainda é muito focado nas questões ambientais, sendo pouco considerado pelas empresas o aspecto dos indivíduos, da formação das pessoas como fator base para a sustentabilidade organizacional. A pesquisa foi realizada com jovens entre 20 e 25 anos de duas empresas localizadas no Recanto Maestro que estão sendo formadas com base na metodologia ontopsicológica, adotando-se a estratégia de um estudo qualitativo interpretativo básico. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e as informações obtidas foram analisadas conforme a análise textual interpretativa a partir da síntese das categorias propostas por Flores (1994). Através da análise do conteúdo das entrevistas evidenciaram-se alguns aspectos fundamentais para o processo de aprendizagem dos profissionais com base na formação ontopsicológica. Para que a sustentabilidade organizacional ocorra de fato, é necessária a formação de uma mentalidade sustentável dos profissionais e esta formação se dá por meio de uma aprendizagem integral, o que compreende a formação da personalidade do indivíduo e não somente os aspectos clássicos da aprendizagem. O processo da metanóia é fundamental nesta formação, um conceito introduzido pela Ontopsicologia, ou seja, a mudança radical de comportamento e mentalidade. A metodologia ontopsicológica integra os diversos aspectos fundamentais da aprendizagem fornecendo, no entanto, um critério basilar sobre o qual os indivíduos, também enquanto profissionais, podem se basear para agir e escolher. E o fato da formação da personalidade e da aprendizagem individual ser a base para o crescimento dos profissionais e, posteriormente, para as suas ações na organização e na sociedade foi observado como essencial também para a aprendizagem e sustentabilidade organizacionais, pois conforme as pessoas dentro da empresa crescem, propõem novas ideias, constroem coisas novas dentro das empresas, sempre com uma mentalidade cada vez mais sustentável, a organização se apodera também dessas novas práticas.

    MONTENEGRO, A. C. V.; BIDO, D. S. A contribuição da Metodologia Ontopsicológica para a aprendizagem individual e a formação de uma mentalidade sustentável.  In: XXXV ENCONTRO DA ANPAD, 2011, Rio de Janeiro.