A Ciência Ontopsicológica e Sua Influência Na Prática Pedagógica De Professores Universitários

    O trabalho que apresentamos nasceu da realização de um grupo de estudos em pedagogia ontopsicológica, no qual participam professores da Faculdade Antonio Meneghetti que, preocupados com a sua formação para garantir uma excelência de serviço aos seus alunos, resolveram estudar. Por isso, este é um trabalho reflexivo que compartilha algumas das nossas tomadas de consciência sobre o papel educativo no ensino superior. Percebemos que ser um professor universitário no contexto em que ocorrem alterações velozes em nosso cotidiano é um desafio constante. Além disso, a sociedade globalizada e a difusão maciça da informação, a qual vem crescendo com o desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação (TIC), têm mudado nossa forma de viver e de ver o mundo. Nesse processo, acrescido à relativização dos valores humanos e de suas práticas, também substituiu o conhecimento pela informação, requerendo menos o desenvolvimento da racionalidade e apenas a acumulação para a simples disposição. Neste cenário a universidade e o papel formativo que o professor exerce tornam-se cada vez mais responsabilidade sua para com sua ação poder mobilizar novas formas de relações sociais por meio da formação universitária.

    BULEGON, A. M.; BRUST, V. T. B.; GIORDANI, E. M.; MELGAREJO, E. R.; OLIVEIRA, J. N. D.; SAAD, D. S. A Ciência Ontopsicológica e sua influência na prática pedagógica de professores universitários. In: RESPONSABILIDADE E RECIPROCIDADE, 2014, Recanto Maestro, p.480.