Pedagogia Ontopsicológica na orientação do estágio dos anos iniciais do ensino fundamental

    Apresentamos, neste artigo, as principais conclusões que resultam da pesquisa que estamos desenvolvendo desde 2009, com o objetivo de explicitar a aplicação dos princípios teórico-metodológicos da pedagogia ontopsicológica na formação do pedagogo durante o decorrer da disciplina de estágio supervisionado dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa que estamos realizando possui o objetivo geral de explicitar esta metodologia no processo de orientação e compreender a sua pertinência e contribuição aos principais problemas encontrados na pedagogia escolar hodierna. Neste artigo, ainda, trazemos as principais discussões teóricas e empíricas elaboradas durante as investigações nestes três anos sobre esta pedagogia, aplicada na orientação do pedagogo em estágio. Compreendemos que a contribuição desse artigo é possibilitar o conhecimento da aplicação dessa pedagogia, bem como contribuir com o debate acerca das metodologias e processos formativos nas orientações dos estágios do curso de pedagogia e suas repercussões nas mudanças das práticas educativas escolares. As principais contribuições da pedagogia ontopsicológica foram: a) compreensão da pessoa do pedagogo e do aluno em sua integralidade, considerando as dimensões conscientes e inconscientes; b) a identificação do critério humano que discrimina e orienta as ações do pedagogo; c) o protagonismo responsável da pessoa do professor e do aluno nas práticas educativas; d) a aprendizagem do conhecimento como exercício do instinto de posse em relação às faculdades humanas; e) a técnica no fazer pedagogia para a criatividade humana. Explicitamos em que consiste tal pedagogia, em que contexto nasceu e, em seguida, estes princípios encontrados na pesquisa.

    GIORDANI, E. M. ; MENDES, A. M. M. Pedagogia ontopsicológica na orientação do estágio dos anos iniciais do ensino fundamental. Nuances: estudos sobre Educação. Ano XVII, v. 20, n. 21, p. 43-62, set./dez. 2011